Setecs promove capacitação de agentes que atenderão a população

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), promoveu na manhã desta quarta-feira (16.03), um curso de capacitação dos agentes de Microcrédito, que serão o elo entre o Poder Executivo estadual e a população mato-grossense.
A reunião, que contou com representantes dos municípios de Itiquira, Cáceres e Vera, foi desenvolvida em parceria com o MT Fomento e prefeituras municipais.
“O Microcrédito é o pontapé inicial para aquele profissional que sonha em ter seu próprio negócio, tanto para cabeleireira que tem formação e não possui equipamento adequado, quando para aquele padeiro que não tem o maquinário para fazer o pão, ou o pedreiro, que fez a qualificação, mas não tem o material necessário para colocar seu sonho na prática”, afirmou a assessora especial do Microcrédito, Idirenes Queiroz Amaral.
Desenvolvido pela Setecs, desde 2004 o projeto já atendeu mais de 90 municípios no Estado. Cerca de R$ 5 milhões já foram emprestados para a aquisição de bens e matéria-prima.
Para este ano a estimativa é de que mais 13 cidades de Mato Grosso implantem o projeto. Entre elas, Novo Mundo, São José do Povo, Canabrava do Norte, Feliz Natal, Lambari D'Oeste, Nova Guarita, Nova Ubiratã, Alto Garças, Paranatinga, Querência, Juscimeira e Santa Rita do Trivelato.
Segundo Marineide Luiza Roma, técnica em desenvolvimento econômico social do projeto, o desenvolvimento e expansão do projeto só é possível graças às parcerias do Governo do Estado com entidades associativas, a exemplo das câmaras municipais, em especial com as prefeituras interessadas no projeto de crédito, emprego e renda, oferecendo oportunidade de crescimento à empreendedores que possuam dificuldades de acesso.
Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18.03) será realizada a primeira reunião do Comitê do Microcrédito de 2011. O evento, a ser promovido no município de Sinop, contará com a presença de representantes da MT Fomento, da Setecs, da Empaer, do conselho municipal de Crédito e da Prefeitura do município.
O encontro tem como finalidade a avaliação dos processos que solicitaram bens ou matéria-prima, para a posterior liberação dos recursos, quando aprovados.
Fonte;SETECS (cred.foto: Edon Rodrigues)