GERAL

Centro Cultural José Sobrinho oferece cursos para toda comunidade

Crianças e adultos de 7 a 70 anos participam dos diversos cursos de artes oferecidos pelo Centro Cultural José Sobrinho em 2013. A principal integração de gerações acontece nas turmas do curso de desenho e pintura ministrado pelo artista plástico Nilson Machado, naquele espaço público. Meninos e meninas, moças e rapazes, donas de casa e vovós participam do curso desde a aula inaugural realizada no 20 de março e já revelam mundos coloridos e emocionantes nas pinturas e desenhos.

O aprendizado das técnicas adotadas pelo mestre, como aquelas para ampliação e sombreamento foi registrado pelos alunos numa imensa tela ao ar livre. Trata-se do muro do Centro Cultural que ganhou as características de uma tela em branco ostentada pelo cavalete. Cada aprendiz pincelou ali retratos de ideais, sonhos, determinações e sentimentos que dão base à vida de esperança num mundo melhor. A preservação do Ribeirão Arareau e da vegetação nas margens se destacam entre os temas pintados no muro.

Nilson Machado conta que o trabalho no muro começou no dia 15 de junho e está prestes a ser concluído. O professor conta que o processo se torna lento porque o trabalho se concentra mais no período da manhã. A estratégia é para evitar a exposição dos alunos ao sol forte e ao calor da tarde rondonopolitana. Mas, o ritmo de produção na sala de aula é intenso. Os participantes pintam paisagens coloridas e retratam face de homens e mulheres nos desenhos que decoram as paredes daquele lugar.

Danças

Enquanto os alunos de desenhos e pinturas se concentram nos traços sobre a tela e o papel, em outras salas jovens se embalam no ritmo da música numa busca por movimentos precisos. Simultaneamente acontecem os cursos de dança de rua e jazz. Os alunos do Centro Cultural já começaram a divulgar o resultado do aprendizado em apresentações junto a entidades do município. Na sexta-feira (9) grupos dos cursos de violão e dança fizeram apresentação para os internos do Lar dos Idosos Paul Percy Harris.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo