EDUCAÇÃO

Gestão com responsabilidade será usada para mudar índice de 2% para investimentos, diz Ana Carla

A segunda cidade em arrecadação no Estado possui apenas 2,0% para ser investido em educação. O que fazemos com 2% para investir em educação? A realidade de Rondonópolis foi apresentada pela secretária de Educação do município, Ana Carla Muniz, durante a palestra “Federalização da Educação de Base”, com a presença do senador Cristovam Buarque que ocorreu na escola Sagrado Coração de Jesus neste sábado. Segundo ela, quase 98% da receita da secretaria está comprometida com a folha e manutenção das escolas.

O relato da secretária foi seguido do relato do prefeito Percival Muniz de que um aluno da cidade custa R$ 6 mil ao ano, o que corresponderia a uma mensalidade de R$ 420,00 para uma educação cujos índices não são bons. Pagamos por um ensino de uma escola particular e nosso desafio é melhorar a qualidade da educação, porque sou otimista, se for para encerrar (o mandato) como eu peguei, prefiro sair. Faço igual o Papa”, ponderou fazendo uma alusão ao Papa Bento XVI que deixou o cargo nesta semana.

Os dados estão sendo analisados para que seja estudada uma forma de melhorar a educação na cidade. Além da folha e das despesas fixas, a lista da falta de recursos ainda passa pela obrigação do município em dar contrapartida nas obras federais e outros investimentos como melhoria do material pedagógico para os alunos. A proposta da administração é investir numa a gestão com responsabilidade.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) destacou que a educação de Mato Grosso possui um dos piores índices em nível nacional, embora tenha profissionais qualificados e ressaltou que o mundo atual gira em torno de três palavras: conhecimento, tecnologia e informação. “Tenho certeza que a secretaria vai aumentar os índices da educação aqui em Rondonópolis a exemplo do que fez quando era secretária do Estado. Teremos aqui um dos melhores índices de Mato Grosso”. Taques lembrou que “ falar em educação é falar da liberdade das pessoas”.

Também estiveram presentes no evento o deputado federal Welinton Fagundes, o presidente da Câmara de Rondonópolis, Ibrahim Zaher, vereadores, representantes de clubes de serviço e profissionais da educação
Fonte:Portal da Pref.Municipal

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo