PR insiste no nome de Blairo nos Transportes

O PR insiste no nome do senador Blairo Maggi (PR-MT) para o Ministério dos Tranportes. O partido quer evitar que Paulo Passos, secretário-executivo que assumiu a pasta interinamente, se torne o titular do posto. Ele tem o apoio da presidenta Dilma Rousseff, mas enfrenta a resistência do PR.
O líder do PR na Câmara, Lincoln Portella (MG), confirmou que Maggi “está avaliando” a possibilidade de assumir a pasta. Blairo foi convidado na noite de ontem pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, para ocupar a vaga aberta com a demissão de Alfredo Nascimento.
Como o iG adiantou, o senador recusou a proposta num primeiro momento, por avaliar que não teria liberdade total com as indicações na pasta. “Ele (Maggi) não nos disse como foi o convite, mas contou que está avaliando. Da lista de possíveis nomes do partido, ele está em primeiro lugar”, disse Portella.
Apesar de citar a “uma lista de nomes”, Portella não apontou outros possíveis candidatos à vaga. Questionado sobre Passos, afirmou que “ele é filiado ao partido e tem trabalhado bastante no ministério”.
O ministro interino ingressou no PR há seis anos, quando já era secretário-executivo. No começo deste ano, a presidenta Dilma já havia tentado emplacá-lo como titular da pasta. O PR, porém, insistiu que Alfredo Nascimento voltasse a comandar o ministério.
Alfredo Nascimento havia deixado a pasta em abril de 2010 para disputar o governo do Estado do Amazonas, quando assumiu Passos. Em 2006, ele foi eleito senador. Seu primeiro suplente é João Pedro (PT-AM). Com a ida de Nascimento para o Ministério, o petista ganhou uma cadeira no Senado.