ACIR alerta para nova modalidade de golpe
A Associação Comercial Industrial e Empresarial de Rondonópolis, ACIR, alerta todos os empresários de Rondonópolis para mais uma modalidade de golpe que está sendo aplicada na cidade. A estratégia agora é conseguir a assinatura das empresas em contratos de prestação de serviço, que simulam atualizações de cadastro, mas que na verdade implicam no pagamento de valores não informados previamente.
Uma das tentativas de aplicação do golpe aconteceu com o empresário Raul Carvalho, proprietário da empresa Gelo Éden. Neste caso, uma pessoa identificada como sendo funcionário da empresa TeleGuia, do ramo de listas telefônicas virtual de São Paulo, ligou para o estabelecimento do empresário dizendo se tratar de uma atualização de cadastro e que por isso, estava enviando um fax, com um formulário, para que Raul pudesse preencher e encaminhar, devidamente, assinado. Mas, ao ler todas as informações contidas no referido documento, o empresário percebeu que o formulário tratava-se, na verdade, de um contrato para divulgação dos dados de sua empresa e de sua logomarca, por um preço de 12 prestações de R$ 398,00 reais, referente à veiculação e que este ficaria autorizado com sua assinatura.
Raul conta que nunca necessitou dos serviços da referida empresa e que, em nenhum momento durante a ligação, foi mencionado que o referido cadastro implicava no pagamento das parcelas, ficando subentendida a tentativa de golpe. Segundo explica, após perceber do que se tratava o documento e que ele poderia ter se comprometido com um serviço do qual não havia requerido, ele chegou a entrar em contato com a empresa contando do ocorrido e avisando que tal prática não tem transparência, podendo implicar em sanções judiciais. Mas que a pessoa que atendeu o telefonema se esquivou, com a desculpa de que o funcionário que manteve o contato com o empresário deve ter se esquecido de mencionar as informações de pagamento. “Achei tudo muito estranho e por isso resolvi ligar e denunciar. O que uma empresa de lista telefônica Virtual de São Paulo pode querer com um comércio de Rondonópolis? Para mim foi bem proposital a intenção deles em me fazer assinar um documento sem saber. É preciso ficar muito atento! Essas pessoas têm muitas informações sobre nossas empresas e qualquer vacilo e falta de atenção acabamos caindo nesses golpes”, disse Raul Carvalho.
O documento recebido por Raul já constava todas as informações de sua empresa faltando apenas seu CNPJ e sua assinatura. A dica da ACIR é para os empresários não assinem nenhum documento sem antes ler todas as informações contidas e que, em caso de dúvida, que eles procurem a assessoria jurídica da entidade para tirar todas as dúvidas antes de assinar.
Assessoria de Imprensa Cinthia Braga