22.1 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

CRCMT e Receita Federal fazem palestra sobre Imposto de Renda

Nesta terça-feira, 13, no Auditório da Universidade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Rondonópolis, o auditor da Receita Federal, Renato Moreira, faz palestra sobre destinação do Imposto de Renda de Pessoa Física devido para o Fundo da Infância e Adolescência, mudanças no Simples Nacional e e-Social. O evento é organizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT) em parceria com a Receita Federal. A palestra será às 19 horas, com entrada gratuita, mas é necessário fazer inscrições no site www.crcmt.org.br.

A intenção é sensibilizar os contadores sobre a importância da destinação do IR para o Fundo. Esta tem sido uma das principais bandeiras da gestão do presidente do CRCMT, Manoel Lourenço de Amorim Silva, Lori, que reafirma que a valorização da classe contábil passa, necessariamente, pela atuação social dos profissionais de contabilidade. “Os contadores podem participar diretamente desse que é o maior projeto de inclusão social brasileiro, a destinação do Imposto de Renda Devido ao Fundo da Criança e do Adolescente”.

Ele lembra que 80% das declarações são de responsabilidade dos contadores e que, por isso, eles podem fazer toda a diferença. Segundo ele, a previsão de arrecadação do Imposto de Renda em Mato Grosso em 2018 – ano base 2017 é superior a R$ 3 bilhões. Considerando que a destinação do imposto devido para fundos municipais e estaduais pode ser de até 3% desse montante, há a possibilidade real de arrecadar R$ 90 milhões. “Dinheiro que deixa de ir para Brasília e é aplicado diretamente em projetos locais, de forma rápida, direta e mais eficiente”.

O coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, contador Leôncio Francisco Miranda da Silva, conselheiro do CRCMT, enfatiza que os profissionais de contabilidade precisam se sensibilizar para esta causa tão importante. Segundo ele, a destinação do IR para o Fundo da Criança e do Adolescente é a ‘menina dos olhos’ do Sistema CFC/CRC. “Estamos trabalhando muito fortemente para que ele avance ainda mais. Para tanto, conclamamos os profissionais para que sensibilizem seus clientes e que disseminem esse programa para que possamos juntos construir uma sociedade mais justa e solidária”.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO