Equipe da Saúde leva testes aos reeducandos para rastreamento de doenças

A população carcerária da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa – a Mata Grande – recebeu um atendimento especial dos enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, desde a manhã desta quinta-feira (17). Com o foco principal em testes rápidos de HIV, Sífilis, Hanseníase e sobretudo Tuberculose, a ideia do trabalho, que durará todo o dia, é fazer um rastreamento do quadro de prováveis doenças transmissíveis no meio carcerário.

Segundo confirmou o enfermeiro responsável pelo programa de controle da Hanseníase e Tuberculose e que chefia o trabalho na Mata Grande, Lourenço Ribeiro da Cruz, o objetivo da ação visa a boa saúde não só dos reeducandos, mas dos servidores e visitantes. “Na terça-feira (15) fizemos uma sensibilização dos enfermeiros, técnicos e funcionários que atuam aqui sobre HIV, outras DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). É necessário um conhecimento técnico bem aprofundado também no acompanhamento de infectados em Hanseníase e Tuberculose, não só para preservar a própria saúde como para evitar que a situação prolifere”, disse.

Lourenço conta que apesar dos testes estarem disponíveis a todos os reeducandos, apenas cerca de 150 deles são esperados nas salas de enfermarias durante toda a quinta-feira. “Normalmente os que aparecem são apenas os que já apresentam algum quadro de infecção. Atualmente temos na unidade cinco detentos diagnosticados com tuberculose e três com hanseníase, mas é bem capaz que este número aumente hoje”, prevê.

A iniciativa de proximidade com o quadro de enfermeiros da Mata Grande, conforme explica o profissional, se deu em virtude principalmente dos quadros de epidemia registrados em outras unidades prisionais do Estado. “Temos em Cuiabá uma penitenciária com 13 servidores e mais de 100 reeducandos infectados com tuberculose, isto é extremamente preocupante. Nosso intuito aqui, ao identificar a doença, é acompanhar realmente de perto este paciente. Esta pessoa não receberá o tratamento na unidade interna, até porque ela não dispõe de todos os recursos necessários. Estes reeducandos serão levados para as Unidades de Saúde do Município”, conclui Lourenço.

No domingo (20) os visitantes do dia serão o público alvo a ser atendido pelos enfermeiros com os testes para o complemento do serviço.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo