Escola Renilda é destaque com o Prêmio Nacional em Gestão Escolar
O evento premiação é coordenado pelo CONSEDE – “Conselho Nacional dos Secretários Estaduais,” é através dele que as escolas se inscrevem. Este ano concorreram 24 Estados da Federação, a Escola Renilda , entre as 126 inscritas em Mato Grosso ficou em primeiro lugar. A Diretora Maria Clélia, com 23 anos de profissão relata com entusiasmo essa conquista, e em especial sobre a premiação; “A Escola Renilda tem sido contemplada em anos anteriores pelos trabalhos realizados, neste ano recebemos essa premiação especial. A escola foi avaliada na Gestão Pedagógica, Gestão Participativa, Gestão de Resultados, e Gestão de Recursos. Quero ressaltar que essa conquista da escola, o “Prêmio Nacional em Gestão Escolar” é fruto de um trabalho em equipe, e nesse quadro estão envolvidos professores, funcionários, alunos e seus familiares. É uma conquista pelo reconhecimento do trabalho da comunidade escolar. Como parte dessa premiação a Escola vai receber R$ 6.000,00 da Fundação Roberto Marinho, dinheiro que será aplicado após a decisão da comunidade.
A viagem aos Estados Unidos também é parte da premiação, e dela participaram Diretores de Escolas de várias partes do Brasil. Ao chegar naquele país nos fomos divididos em vários grupos, eu e mais dois Diretores fomos para o Estado de Virginia, ficamos na cidade de Hartford. O objetivo desse intercâmbio cultural, foi conhecer a realidade da educação norte americana, bem como conhecer toda a sua sistemática. Foram três semanas participando de palestras, estivemos em Washington capital dos Estados Unidos onde participamos de um seminário sobre administração escolar.
A metodologia de trabalho tem vários aspectos interessantes que divergem bastante do nosso sistema. Lá o sistema educacional é regido pelos Distritos, não dispões de projetos políticos pedagógicos. Há unidades de ensino infantil (até a 2ª série), de nível elementar da (3ª. a 6ª.), e nível intermediário (7ª. e 8ª. Séries). As escolas de ensino médio são chamadas de Hight Scholl, com jornada de trabalho de sete horas. As crianças entram as 8;30 da manhã e saem as 15;30, quando há necessidade eles aumentam a carga horária. A grade curricular é muito bem estruturada, os recursos pedagógicos e tecnológicos são excepcionais, os recursos humanos são intensos. La há uma grande inclusão social, enquanto a professora dá aula, na mesma sala fica uma outra atendendo os alunos especiais.
Conhecemos também o lado cultural e familiar dos americanos, fomos homenageados pelo Rotary Clube, e divulgados pela imprensa local. A conclusão a que chegamos é que temos que fortalecer ainda mais a nossa educação, com mais apoio mais recursos. Queremos agradecer ao Rotary Clube, Câmara Municipal de Rondonópolis, Governo do Estado de Mato Grosso, SEDUC, e a Embaixada Americana.” Finalizou a Diretora Maria Clélia. A direção do Jornal Folha Regional parabeniza a Escola Renilda e toda a sua comunidade escolar.
Da Editoria Denis Maris