POLÍTICA

Prefeitura entrega certificados e oferece oportunidade para 491 pessoas

Na tarde desta quinta-feira (17), a Prefeitura de Rondonópolis realizou, no Canadá Country Clube, a entrega de certificados para 491 pessoas que participaram de oficinas e cursos realizados pela Secretaria de Promoção e Assistência Social durante o ano.

Segundo o secretário da Pasta, Hussein Daoud, um total de 788 pessoas receberam certificados de qualificação profissional em 2015 e muitas já estão aumentando a renda de suas famílias. “Esperamos um número muito maior para 2016, a gente espera entregar de 2.000 a 3.000 certificados. Esse projeto de qualificação e geração alternativa de renda não dá o peixe, mas ensina a pescar”, disse.

Stefânia Pasqualotto, secretária de Desenvolvimento Econômico, avalia como importante o trabalho conjunto executado pelas duas Secretarias. “A gente oferece informações sobre formalização e gestão a quem participou dos cursos e oficinas. Pelo fato de muitos que receberam certificados hoje, acabam abrindo microempresas, é importante estar presente e oferecer a nossa orientação nesse sentido”, explicou.

Os certificados foram conquistados por gente de todas as idades. Um dos mais jovens formandos desta tarde foi o morador do residencial Ana Carla, Rian Fernando Frazão Silva, de apenas 11 anos, que recebeu certificado pela participação na Oficina de Massagem, ministrada no Oratório Dom Bosco. Aluno da Escola Francisca, Rian procurou o curso como uma ocupação após as aulas e diz que vai seguir a massoterapia como profissão no futuro. “Gosto muito de fazer massagem, sempre fiz em casa no meu pai e na minha mãe e quando soube do curso minha mãe me levou para fazer matrícula”, conta o garoto.

Cabeleireiras, designers de unha, maquiadores, manicures e costureiras estavam entre os muitos presentes na solenidade. Mas uma senhora em especial se destacou. Eva Arruda Serra, de 72 anos, subiu ao palco e recebeu certificado pela participação na Oficina de fuxicos e customização, realizada no Cras Luz D’Yara. Segundo ela, nunca é tarde para aprender. “Adorei o curso, sinto que agora, perto do Natal, a Prefeitura me deu um presente. Aprendi a fazer chinelos, forros para cobrir utensílios e muitas outras coisas bonitas. Nunca é tarde para aprender uma profissão”, comemorou.

Durante a solenidade estiveram presentes representantes da Câmara Municipal, do Núcleo de Qualificação Profissional e Geração de Renda e do Departamento de Fomento da cidade. Após a entrega dos certificados, foi oferecido um coquetel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo