POLÍTICA

Percival receberá em Brasília Medalha da Assembleia Nacional Constituinte

O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, receberá nesta quarta-feira (27), Câmara dos Deputados, em Brasília, a Medalha Assembleia Nacional Constituinte. A outorga, conforme diz no texto do comunicado ao prefeito da entrega da outorga, assinado pelo presidente da Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), será pela “destacada atuação na promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas”.

A Cerimônia para entrega das medalhas, que é uma comenda de honra ao mérito e será entregue aos parlamentares constituintes, faz parte das comemorações dos 25 anos da Constituição Federal, que ocorreu em 5 outubro de 1988.

Para Percival, poder participar e ajudar a escrever a constituição democrática do Brasil, em um período de ruptura com a ditadura, foi uma experiência extraordinária, ainda mais que ele havia participado ativamente das lutas populares e estudantis em defesa da redemocratização do País.

“Foi um momento histórico que marcou o fim de um período autoritário do nosso país e o reencontro da sociedade brasileira com as liberdades, com a democracia, com os direitos individuais e com avanços sociais”, disse. “Fico feliz de ter contribuído no processo”, completou.

Para ele, a volta ao plenário Ulisses Guimarães nesta quarta-feira para receber a Medalha por ter contribuído com a elaboração da constituição de 1988, que foi a oitava do Brasil, será uma grande emoção e, também, uma oportunidade para resgatar um momento de grande relevância na sua vida e na vida da Nação.

“Foi uma honra e muito gratificante ter participado, ainda bem jovem, daquele momento ímpar da história da Nação brasileira, que com, toda certeza, marcou positivamente a minha vida como cidadão e militante político”, assinalou Percival.

Ele lembra que a Assembleia Nacional Constituinte “foi palco de intensos debates, conflitos, impasses, negociações entre várias forças políticas que resultaram em decisões que deram forma aos sonhos da Nova República”.

Vinte meses de debates

A constituinte, que começou em fevereiro de 1987, funcionou durante 20 meses. Neste período foram realizadas 360 sessões no plenário da Câmara, com 1021 votações. Cerca de 60 mil propostas foram analisadas.

O texto da Constituinte Cidadã, como é conhecida, foi promulgado pelo então presidente da Câmara, deputado Ulysses Guimarães (in memorian), com 474 votos favoráveis, 15 contra e seis abstenções.

Guardadas há 25 anos

As medalhas entregues aos constituintes são de prata cunhadas na Casa da Moeda há 25 anos por determinação do deputado Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, e guardadas pela Câmara.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo