Programa que visa bem-estar e satisfação do servidor vai ser lançado na prefeitura

Promover a saúde física, mental e emocional do servidor público de Rondonópolis. Essa é a meta do secretário de Administração do Município, Adnan Zagatto, que deve lançar o Programa Saúde do Trabalhador no dia 1º de agosto. A expectativa é que o projeto desenvolvido pela psicóloga Daniela Piato se estenda às demais Pastas com vínculo ao Departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas – RH da prefeitura.
Além das ações voltadas para a saúde do funcionalismo, o programa vai oferecer atividades sociais. Daniela Piato explica que a iniciativa contempla funcionários de carreira, comissionados, contratados e estagiários. As ações iniciais vão ser as preconizadas pelo SUS. A proposta em agosto é integrar o trabalho à Semana Mundial de Amamentação organizada pelo Banco de Leite Humano que funciona junto à Santa Casa.
Neste mesmo primeiro mês, Daniela Piato planeja estimular também a solidariedade entre os servidores da Administração com a coleta de doações para o Comitê contra a Fome e pela Cidadania da Igreja Nossa Senhora Aparecida. A arrecadação deve beneficiar famílias da linha de pobreza da cidade. A psicóloga conta que a iniciativa é para comemorar o Dia dos Pais com uma boa ação da categoria.
Setembro foi definido como mês do coração e a programação prevê dois eventos específicos com palestras de sensibilização a serem ministradas pelos profissionais do Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Drogas – Caps-AD. Daniela Piato antecipa que a programação prevê atividades até o mês de dezembro.
A partir de 2015 o programa vai contar com um planejamento interno que deve ser desenvolvido com base na avaliação de qualidade de vida e saúde do servidor. Os funcionários devem responder também a um questionário sobre a satisfação no trabalho. Este último é uma das sugestões do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.
Adnan Zagatto avalia que o programa é um benefício que deve reverter-se em bem-estar da classe e resultar em mais satisfação e empenho com o trabalho, atendimento de qualidade e serviço mais eficiente para a população. “Esse programa está dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional da prefeitura. É um trabalho de sensibilização para que o funcionário se sinta acolhido com os seus problemas e tenha o suporte necessário para melhorar no trabalho e na vida pessoal”, observa.
Saúde do aposentado
Pautada pelo tripé de promover saúde física, mental e emocional do servidor público municipal, Daniela Piato já planeja também desenvolver o Programa de Preparação para Aposentadoria, a partir do próximo ano. O objetivo é oferecer orientação e assistência psicológica para que as pessoas consigam passar para próxima etapa de vida sem traumas.
“Precisamos fazer a preparação psicológica dos funcionários que estão próximo de se aposentarem porque essa é uma transição assustadora. Partir para essa próxima etapa sem saber como prosseguir pode gerar problemas de saúde como a depressão. Nosso trabalho neste sentido é para que eles saibam que existe vida ativa depois da aposentadoria. Vamos cuidar também da qualidade de vida desses trabalhadores depois de aposentados”, argumenta Daniela.