GERAL

Programa que visa bem-estar e satisfação do servidor vai ser lançado na prefeitura

Promover a saúde física, mental e emocional do servidor público de Rondonópolis. Essa é a meta do secretário de Administração do Município, Adnan Zagatto, que deve lançar o Programa Saúde do Trabalhador no dia 1º de agosto. A expectativa é que o projeto desenvolvido pela psicóloga Daniela Piato se estenda às demais Pastas com vínculo ao Departamento de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas – RH da prefeitura.

Além das ações voltadas para a saúde do funcionalismo, o programa vai oferecer atividades sociais. Daniela Piato explica que a iniciativa contempla funcionários de carreira, comissionados, contratados e estagiários. As ações iniciais vão ser as preconizadas pelo SUS. A proposta em agosto é integrar o trabalho à Semana Mundial de Amamentação organizada pelo Banco de Leite Humano que funciona junto à Santa Casa.

Neste mesmo primeiro mês, Daniela Piato planeja estimular também a solidariedade entre os servidores da Administração com a coleta de doações para o Comitê contra a Fome e pela Cidadania da Igreja Nossa Senhora Aparecida. A arrecadação deve beneficiar famílias da linha de pobreza da cidade. A psicóloga conta que a iniciativa é para comemorar o Dia dos Pais com uma boa ação da categoria.

Setembro foi definido como mês do coração e a programação prevê dois eventos específicos com palestras de sensibilização a serem ministradas pelos profissionais do Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Drogas – Caps-AD. Daniela Piato antecipa que a programação prevê atividades até o mês de dezembro.

A partir de 2015 o programa vai contar com um planejamento interno que deve ser desenvolvido com base na avaliação de qualidade de vida e saúde do servidor. Os funcionários devem responder também a um questionário sobre a satisfação no trabalho. Este último é uma das sugestões do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

Adnan Zagatto avalia que o programa é um benefício que deve reverter-se em bem-estar da classe e resultar em mais satisfação e empenho com o trabalho, atendimento de qualidade e serviço mais eficiente para a população. “Esse programa está dentro do Plano de Desenvolvimento Institucional da prefeitura. É um trabalho de sensibilização para que o funcionário se sinta acolhido com os seus problemas e tenha o suporte necessário para melhorar no trabalho e na vida pessoal”, observa.

Saúde do aposentado

Pautada pelo tripé de promover saúde física, mental e emocional do servidor público municipal, Daniela Piato já planeja também desenvolver o Programa de Preparação para Aposentadoria, a partir do próximo ano. O objetivo é oferecer orientação e assistência psicológica para que as pessoas consigam passar para próxima etapa de vida sem traumas.

“Precisamos fazer a preparação psicológica dos funcionários que estão próximo de se aposentarem porque essa é uma transição assustadora. Partir para essa próxima etapa sem saber como prosseguir pode gerar problemas de saúde como a depressão. Nosso trabalho neste sentido é para que eles saibam que existe vida ativa depois da aposentadoria. Vamos cuidar também da qualidade de vida desses trabalhadores depois de aposentados”, argumenta Daniela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo