O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) participa, neste domingo (06.10), das ações de segurança pública da “Operação Eleições 2024 – 1º Turno”. Um total de 379 bombeiros militares está mobilizado de forma extraordinária para essa ação, além do efetivo que já está em serviço ordinário para atender a todo o Estado.
A operação de prevenção teve início às 5h e se encerrará somente após a apuração dos votos.
O objetivo é oferecer serviços de prevenção e combate a incêndios, salvamento e atendimento pré-hospitalar nos locais de votação em Mato Grosso, visando a mitigar situações de risco que possam envolver os eleitores.
No Estado, mais de 2,5 milhões de eleitores estão aptos a votar e devemDe acordo com o tenente-coronel Heitor Fernandes Luz, comandante da Operação no 1° Comando Regional Bombeiro Militar (1° CRBM), os bombeiros foram designados exclusivamente para essa ação como um reforço aos militares que já estão em serviço regular nas unidades operacionais dos sete Comandos Regionais Bombeiro Militar no estado.
“No total, temos 379 bombeiros escalados, além dos militares que já estão em serviço regular 24 horas. Estão em operação 125 viaturas, além das viaturas do serviço regular, para atender toda a população de maneira geral. Eles estão em locais estratégicos que recepcionam seções de votação com os maiores quantitativos de eleitores e também nos locais onde haverá a apuração dos votos”, explicou o tenente-coronel. comparecer às urnas eletrônicas para as Eleições Municipais.
Em Cuiabá, os bombeiros militares estão presentes em diversos locais, incluindo a Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi, no bairro Pedra 90; a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, no bairro CPA1; o Colégio Maxi, no bairro Quilombo; e na Arena Pantanal. Juntas essas seções eleitorais somam aproximadamente 24 mil eleitores da Capital.
Em Várzea Grande, a presença dos bombeiros militares é significativa em locais como a Escola Estadual Elmaz Gattas Monteiro, no bairro Ipase; a Escola Estadual José Leite de Moraes, no bairro Cristo Rei; e o Centro Educacional Abdala José de Almeida, no bairro São Mateus, entre outros pontos de votação.
Além das ações de prevenção, os militares também auxiliarão na fiscalização da lisura do processo eleitoral, em apoio ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Também participam da operação de segurança das eleições as polícias Federal, Militar e Judiciária Civil, o Ministério Público e a Defesa Civil Estadual.
“Neste domingo, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso atua de forma integrada com a Secretaria Adjunta de Integração Operacional da Sesp e demais órgãos de segurança pública em todo o estado. Nossa missão é identificar condições e atos inseguros praticados pelos eleitores e, sempre que possível, determinar a imediata intervenção para evitar, conter ou restringir danos à vida”, concluiu o tenente-coronel Heitor.
Fonte: Secom_MT