POLICIAL

Coronavírus provoca onda de fake news em Rondonópolis

O Coronavírus além de trazer medo e às vezes pânico à uma parcela considerável da população tem também provocado uma onda de Fake news, em grupos de whatsapp e em uma parcela da mídia local. 

Nos últimos dias foram dezenas de notícias não concretizadas postadas em grupos e até mesmo por veículos de comunicação. As informações variam entre números não oficiais até casos de Coronavírus invadindo a Mata Grande. Na semana passada chegou a ser publicada uma morte por Convid-19 em Rondonópolis, onde um idoso havia contraído a doença no Atacadão. O Governo do Estado e Município vieram a público desmentir a informação. 

Para dar segurança à população, a Prefeitura divulga diariamente, sempre por volta das 13 horas, um relatório da doença em Rondonópolis. Os números ficam expostos nas páginas da Prefeitura no Facebook e no site oficial do município. O mesmo vale para o governo do Estado e governo Federal. 

Nesta segunda-feira, uma notícia chegou que  circular do fechamento  uma rede de lojas de material de construção foi confirmado em NOTA OFICIAL NO SITE DA prefeitura municipal de Rondonópolis, sendo  que ocorreu foi uma determinação da vigilância epidemiológica para o fechamento das lojas, com a presença da Polícia Civil acompanhando o trabalho dos fiscais que é uma rotina neste momento.

Em um grupo de whatsapp circulou uma nota da prefeitura fake e claramente falsificada sobre números a menor. 

A Folha Regional tem uma postura de avaliação de suas publicações e tem ouvido os dois lados antes de qualquer divulgação, no claro intuito de fornecer ao leitor um material preciso e verdadeiro. 

Em alguns momentos estudamos por dias o assunto, antes de fazer uma divulgação para não corrermos riscos de cair na armadilha do fake news.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo