EDUCAÇÃO

Biblioteca Municipal incentiva alunos na produção de contos

O Núcleo de Bibliotecas Públicas Municipais de Rondonópolis vem realizando diversos projetos em parceria com escolas públicas do município e do Estado e com a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com o intuito de aproximar comunidade e biblioteca. No mês de agosto, a Biblioteca Municipal Manoel Severino da Silva (Vila Operária) recebeu a visita do Professor Doutor Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, do Departamento de Letras da UFMT/Campus de Rondonópolis, que discutiu a importância de se produzir contos.

O professor apresentou o seu livro “Vozes Históricas Dispersas”, que é resultado de contos e autobiografias escritas por seus alunos durante o ano de 2009, no Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, Campus de Cuiabá. O objetivo da palestra foi incentivar a leitura e a escrita, a partir da experiência vivenciada pelos alunos, mostrando a importância da história de vida de cada um, merecendo ser registrada e compartilhada com outras pessoas.

Os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, prestigiaram a apresentação. A aluno do 1º ano, Ennya Christian Ferreira Queiroz, 16 anos, comenta que a leitura criou nela o prazer de buscar coisas novas. “Percebi o quanto é bom ler, a leitura nos leva a imaginar muitas coisas e desperta a nossa criatividade”.

A professora de língua portuguesa, Juliana Paula Cardoso dos Santos, considera importante fazer a integração entre biblioteca e comunidade, visando o estimular o hábito dos alunos frequentarem a biblioteca. “Ações como esta despertam o interesse deles pela leitura e, ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de ouvir e entrar em contato com vários gêneros literários”, explica.

Marcela Tavares de Freitas, gerente do Núcleo de Bibliotecas Municipais, comenta que as experiências do professor Benjamin contribuíram bastante para a biblioteca. “Os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os benefícios da leitura, sendo incentivados a produzir contos de suas próprias histórias de vida", disse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo