Coronavírus e home office

0
71

Uma emergência de saúde pública está agitando o mundo e segue modificando por tempo indeterminado a maneira como vivemos e trabalhamos. E é diante do progresso da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) que empresas globais – como Google, Microsoft, Twitter, Apple, Amazon e Spotify – implementaram políticas obrigatórias de home office. Por aqui, esse movimento também está começando.

 

Essa mudança do ambiente formal para o “escritório doméstico” deverá se tornar o novo normal para muitos de nós em breve – caso já não seja uma realidade. Para algumas pessoas essa será sua primeira experiência em home office, o que simboliza também um desafio acerca de como permanecer em suas atividades em um ambiente que pode não ser adequado à produtividade.

 

No entanto, existem diversas maneiras de obter ótimos resultados sem distrações. Melhor ainda, é possível ampliar seu conhecimento no período por meio da imersão em cursos online sobre temas relacionados à sua área de atuação. Aproveite para pesquisar sobre as novas plataformas e aplicativos educativos e insira os conteúdos na sua programação.

 

Agora, independente do fato de você ser líder ou colaborador, se é novato ou veterano nesse processo, alguns pontos podem auxiliá-lo no home office. Uma questão importante é o aprimoramento da comunicação. Ter alinhado de forma clara o que a empresa espera de você durante o cotidiano facilita o andamento do trabalho remoto. Às vezes, uma ligação breve no início do dia e outra no fim do expediente – como videoconferência – estreita a comunicação entre a equipe.

A propósito, trate o home office como um trabalho de verdade. Não é porque você pode permanecer de pijama em casa que deveria estar de pijama. Vista-se. Também aproveite para criar na sua casa um espaço personalizado para o trabalho – de preferência, exclusivo para suas atividades. Esqueça a ideia de deitar na cama com um notebook. Arraste a mesa de cabeceira para um local longe das distrações, arrume uma cadeira e crie limites.  

 

Se precisar, avise todos os outros moradores da sua casa para que não incomodem você enquanto estiver em horário de expediente. Para facilitar a transição entre casa e home office, cogite começar o trabalho após um café e encerrar o dia com um alongamento, por exemplo. Claro que isso não deve lhe colocar em isolamento total. Ao longo do dia, faça pequenas pausas para conversas casuais.

 

Ao longo da semana, um happy hour virtual pode ser ideal para estreitar o relacionamento com os colegas de trabalho. A internet pode se tornar uma aliada para celebrar datas comemorativas (como aniversários), metas alcançadas e projetos concluídos. Mantenha o ânimo. Esses são tempos estressantes – repletos de notícias negativas, preocupação com entes queridos e ainda com os desfechos incertos. 

 

Diante desse cenário, a inteligência emocional é muito importante, pois envolve componentes que vão desde a autogestão e o gerenciamento de relacionamento (interpessoal) até a autopercepção e a autoexpressão – que podem ser traduzidas como a nossa capacidade de perceber nossas emoções e entender nossas tendências de agir e se expressar de determinadas maneiras em determinadas situações. Exercite-a.

 

No mais, invista na prevenção do Covid-19. Aposte na esterilização dos ambientes; na lavagem das mãos com água e sabão e utilização de álcool em gel 70%; no ato de cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável quando for tossir ou espirrar ou usar o cotovelo; se estiver muito ruim, evitar sair de casa – pelo seu bem e do próximo.

 

Lorena Lacerda é palestrante