30 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Copa do Mundo prejudica vendas no comércio local

O comércio varejista de Rondonópolis fechou junho com retração de (-) 3,5% nas vendas. É o que apontam os registros de consultas do banco de dados da Serasa e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis (CDL). A comparação foi feita com o mesmo período do ano passado. Entre as explicações para a queda estão os feriados ocasionados pelos jogos do Brasil na Copa do Mundo. Toda a vez que a equipe brasileira entra em campo, o comércio fecha mais cedo para que todos possam assistir o jogo de futebol.

E no clima da Copa do Mundo, consumidores adiam as compras. Os setores que têm apresentado boas vendas com o evento são os que de alguma forma estão ligados ao futebol como confecções de produtos da copa, restaurantes, bares, etc.

No período, a inadimplência cresceu 14,5% e a recuperação de crédito caiu 7,7%.

Segundo a presidente da CDL, Eliane Queiroga, o recuo das vendas ocasionado pelos feriados não serão recuperados e os empresários do setor terão que se organizar para pagar as contas e os salários. Estudos de economistas revelam que para dia de feriado, a perda da lucratividade é de 9,2% na comparação com um dia normal do comércio. “Só lucra quem vende produtos da copa, como camisetas, bonés, enfeites, TVs, entre outros”.

O comércio também teve movimento inferior ao do ano passado no primeiro semestre. A queda foi de (-) 5,4% e está ligada a desaceleração do consumo, crédito caro e restrito. Eliane lembra que a crise do comércio varejista deste ano está sendo comparada a de 2008.

No primeiro semestre houve queda na inadimplência de (-) 9,3% e retração na recuperação de crédito de (-) 34,4%.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO