33.9 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 28, 2024

Copa do mundo mostra cultura, valores, economia e curiosidades de outros povos

E o Brasil caminha bem ao contento da nação brasileira, a equipe liderada por Títe relembra as grandes Copas em que o Brasil foi vitorioso 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos EUA, e 2002 no Japão. Todas as Copas do Mundo são especiais e únicas, levam as características de cada povo, de cada país, o mundo aprende desta forma a reconhecer a cultura de cada povo, seus anseios, seus valores, seus patrimônios físicos e extra físicos. A Rússia está dando um show de receptividade e organização a majestosa Moscou entre torres e cúpulas encantando o mundo e seus visitantes. A dona da casa está novamente entre as grandes seleções do mundo, mostrando a sua cara e a coragem eliminado. Embora já tenha sediado grandes torneios e eventos esportivos, incluindo os Jogos Olímpicos, é a primeira vez que a Rússia recebe a Copa do Mundo. Um fato curioso é que até as crianças russas participaram da organização escolhendo o mascote da Copa que é um lobo chamado Zabivaka (em sua tradução significa (“aquele que escreve”).
Para quem tinha alguma dúvida quanto a ordem social, cultural e a severa política na Rússia, hoje se vê conquistado por esse país através desta Copa do Mundo de 2018. Ao longo do século XX, a Rússia viveu regimes antagônicos. Passou da monarquia os czares ao regime socialista e nos anos 80, com a economia a beira do colapso teve que aderir a ordem liberal. Assim, depois de setenta anos de regime socialista teve finalmente que ser submetida a um programa de reformas radicais para conseguir se adaptar ao modelo econômico ocidental e rever a herança deixada pela Revolução Bolchevique, de Lênin e Stalin. Foi difícil e a União Soviética se desmantelou. Antes de se desmantelar mandou o primeiro astronauta a Lua Yuri Gagarin mantendo desta forma a liderança na corrida espacial nos tempos conturbados da guerra fria. Hoje a majestosa Rússia sedia a Copa 2018 neste século XXI em que o mundo está globalizado e o conhecimento está disponível a todos os cidadãos. O esporte nos faz ver que os seres humanos são bem parecidos, quando todos passam pelos estágios da alegria e da dor, na vitória e na derrota.
Sem dúvida a Copa de 2018 já faz parte da história das Copas do Mundo que foi iniciada em 1930, durante um congresso da FIFA momento em que Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira Copa foi no Uruguai e teve a participação de 13 equipes convidadas. O Uruguai foi a primeira seleção campeã do mundo, com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções. Com os tempos modernos inúmeras mudanças ocorreram, visando o aprimoramento da competição. Citamos aqui o recente caso em que o Japão ao perder para a Polônia se classificou por ter um menor número de cartões amarelos.

Por Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO