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sábado, novembro 30, 2024

Coordenadores trocaram experiências positivas de práticas pedagógicas para crianças

Coordenadoras das escolas de educação infantil trocaram experiências no último dia de formação dos profissionais desta modalidade de ensino. A sexta-feira cultural da escola “Cora Coralina” foi destaque. Na unidade, as crianças esperam o dia da semana para se divertirem com as atividades diferentes e criativas. Apresentações de teatro das crianças em festivais e para a comunidade também, enriqueceram o debate de trabalhar de forma a sair da rotina da aula tradicional.

Para a coordenadora Vanuzia Nara da Silva a experiência do teatro é ímpar para as crianças. “Somos a única escola de educação infantil a participar de festivais de teatro. Entendemos que o teatro é uma forma da criança se expressar e também de se superar e dizer ‘eu posso fazer e faço bem’”. As peças também são trabalhadas na sala de aula e servem de inspiração para desenhos.

A prática de contar histórias para as crianças de seis meses a 3 anos na unidade “Márcia Gleibe” foi detalhada pela coordenadora Sueli Dourado da Cruz, que enfatizou que a proposta pedagógica é trabalhar a lúdico. “Do projeto de contar histórias, fizemos um livro que foi dado para os pais”. Segundo ela, o trabalho com a educação infantil requer superação do próprio profissional que precisa voltar a ser criança e se permitir brincar como criança. O resgate de brincadeiras com peteca, boliche e cantigas de roda também fizeram parte da rotina das crianças.

Para a gerente do Departamento de Educação Infantil, Maria Sueli Bonfim, a formação que aconteceu no decorrer de todo este ano foi aproveitada e melhorou as práticas pedagógicas nas escolas e unidades de educação infantil. “Estamos felizes com o envolvimento das escolas na proposta de avançar na educação, foi gratificante estar sempre com os coordenadores no nosso departamento, tenho certeza que caminhamos bem mais neste ano que no ano passado. Todos estão de parabéns”, declarou.

Na última formação, a temática discutida foi a importância da formação continuada e o olhar do coordenador para detectar quais pontos precisam ser estudados para superação de problemas e entraves na questão pedagógica da escola. A coordenadora da formação, Eunice Pereira de Moraes também discorreu sobre a tecnologia como opção de brincadeira na vida da criança, o tema é atual e já dispõe de estudos que abordam a nova realidade da criança e a falta de tecnologia das unidades de ensino.

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