O coordenador da Defesa Civil de Rondonópolis, Erimar Bezerra; e o secretário de Meio Ambiente do Município, Lindomar Alves, reuniram representantes de entidades parceiras, na tarde desta terça-feira (9), para definir um plano de ação para atendimento a possíveis situações de emergência no período chuvoso. A expectativa é conseguir oferecer socorro às famílias moradoras de áreas de risco, como margens de córregos e rios, em casos de alagamentos e enchentes provocadas pelas constantes chuvas.
Representantes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder, Secretarias de Habitação, Saúde e Meio Ambiente – Semma participaram do encontro que resultou no planejamento de diversas ações emergenciais, como socorro e retirada das famílias atingidas, transporte e abrigo em complexos esportivos e atendimento de assistência social com medidas preventivas. A comissão fez o compromisso de agir com rapidez em qualquer emergência.
O Exército e a Coder devem oferecer transporte para as famílias atingidas na hora de transferi-las para os abrigos. A equipe da Coder vai atuar também na manutenção de galerias de águas pluviais e limpeza dos complexos esportivos que devem receber os moradores atingidos por alagamentos. O Corpo de Bombeiros fica responsável pelos primeiros socorros, junto com a Defesa Civil. Os técnicos da Saúde têm o compromisso de dar apoio às pessoas dentro dos abrigos.
Erimar Bezerra que monitora constantemente o nível das águas do Rio Vermelho, aponta como pontos mais críticos na zona urbana da cidade o trecho de margens do Córrego Piscina, na região da Vila Mamed; margens do Córrego Queixada, no Jardim Liberdade II; e do Córrego Canivete, na região do Bairro Santa Clara/Cascalhinho. O trecho do Rio Vermelho com maior possibilidade de afetar as famílias ribeirinhas, destaca o coordenador, é o da Gleba São João, zona rural.
O Rio Vermelho atinge o nível de alerta quando chega a 5,30 metros de altura. Nesta terça-feira (9) as águas do rio chegaram ao índice de 3,48 metros. Erimar Bezerra observa que se forem registradas chuvas constantes na cabeceira do rio, na região de Poxoréu, por dois ou três dias, as águas aqui no município podem chegar ao nível de alerta.
Mutirão de limpeza
O secretário Lindomar Alves convocou os parceiros também para participarem do Mutirão de Limpeza ‘o Rio é Nosso’ que acontece no domingo (14), na programação comemorativa ao aniversário de 61 anos de emancipação político-administrativa de Rondonópolis. O projeto começa com um café da manhã às 7 horas, no Casario. A ação desenvolvida junto com o Juizado Volante Ambiental – Juvam e o apoio de diversas instituições e entidades, vai beneficiar nove trechos de margens do ribeirão Arareau e Rio Vermelho, na zona urbana da cidade.