A qualificação profissional é hoje um requisito básico para se obter sucesso na carreira. Mesmo as pessoas que não tiveram acesso ao estudo direcionado para sua área, mas que mesmo assim já estão no mercado, procuram meios de enriquecer seus conhecimentos. Muitos empresários mato-grossenses não tiveram a oportunidade de cursar uma faculdade de Administração e isso motivou a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso – FACMAT a assinar convênio de cooperação técnica com a Faculdade AIEC – Associação Internacional de Educação Continuada. O documento foi firmado entre o presidente da Facmat, Paulo Sérgio Ribeiro e o presidente da AIEC, professor Vicente Nogueira Filho, na manhã de hoje, 1º de junho, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá.
Estiveram presentes à assinatura do convênio o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração e presidente licenciado da Facmat, Pedro Nadaf, o presidente da AIEC, professor Vicente Nogueira Filho, o presidente em exercício da Facmat, Paulo Sérgio Ribeiro, o diretor da Facmat Jonas Alves de Souza, entre outros membros da diretoria da instituição
Vicente Nogueira Filho, explicou que o curso é voltado para a formação de líderes. “No país temos uma carência de pessoas aptas a administrar. As grandes empresas no Brasil precisam trazer seus diretores de fora, porque temos poucos executivos qualificados para estes cargos. A AIEC é voltada para a formação desses líderes, que são profissionais de alto nível que vão ajudar no desenvolvimento do estado”, comentou o professor Vicente. De acordo com o coordenador da AIEC na região Centro-Oeste e Tocantins, Adão Ferreira de Lima, o curso é feito pela internet e uma vez por mês o aluno tem uma aula presencial e realiza uma prova. “A grande vantagem é que o aluno pode assistir a aula e fazer a prova de qualquer parte do país ou do mundo onde tenha um núcleo da AIEC. O curso tem quatro anos de duração e o participante faz seu próprio horário”, explicou Adão.
O presidente em exercício da Facmat, Paulo Sérgio Ribeiro, assinando o convênio com a Facmat
Para o secretário estadual de Indústria, Comércio e Mineração e presidente licenciado da Facmat, Pedro Nadaf, o convênio com a AIEC vai complementar o desenvolvimento econômico de Mato Grosso. “Estamos vivendo um momento ímpar no processo sócio-econômico do estado. Os índices de crescimento de Mato Grosso podem ser comparados aos dos Tigres Asiáticos na década de 80. A partir deste ano vamos receber muitos investimentos de grandes grupos em diferentes setores. Além disso, seremos uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Com tudo isso vamos precisar de pessoas que saibam administrar, que possam estar em cargos de direção. Esse curso vai suprir esta necessidade que nós temos no estado de formadores de líderes”, disse o secretário.
A idéia da parceria surgiu do diretor da Facmat, Jonas Alves de Souza, que já é aluno da AIEC. “Comecei a fazer o curso e achei muito interessante para os empresários do estado. A falta de tempo não nos permite assistir aulas presenciais todos os dias. A idéia da AIEC veio ao encontro às nossas necessidades e foi por isso que decidimos fechar este convênio. Estimamos que nos próximos três anos nós tenhamos cerca de cinco mil alunos e, à medida que a demanda surgir, serão abertos núcleos regionais”, revelou Jonas. A divulgação do curso da AIEC para os presidentes das 66 associações
Fonte: Studio Press (crédito foto: Studio press)