23.6 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Consumo de energia na indústria bate recorde

O consumo de energia elétrica na indústria brasileira atingiu a marca recorde de 15.915 gigawatts hora (GWh) em julho, superando os 15.823 GWh registrados em agosto de 2008. A demanda ficou 13,7% acima do volume do mesmo período do ano passado, informou a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Segundo o órgão, o resultado reflete uma aceleração da atividade econômica. O destaque no balanço é o consumo industrial na região Sudeste, que teve expansão de 18,3% na comparação anual.
No total, a demanda por energia elétrica no país cresceu 8,4% em julho, em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando 34.382 GWh. No segmento residencial, a alta foi de 4,2%, enquanto no comercial, a expansão foi de 4,5%.
De acordo com a EPE, o consumo residencial tem crescido a taxas robustas desde 2007, como reflexo de um quadro de aumento na base de consumidores e evolução da renda. A empresa do Ministério de Minas e Energia ainda aponta que a demanda residencial não foi abalada pela crise financeira e recebeu forte influência do aumento das temperaturas neste ano.
Nos sete primeiros meses do ano, o consumo médio por residência – de 157,2 quilowatts hora (KWh) – marcou o maior nível desde 2001, quando a média foi de 163 KWh/mês. Em relação ao período de janeiro a julho de 2009, a demanda por residência subiu 3,9%.
Em 12 meses finalizados em julho, a demanda residencial consolidada cresceu 7,4%, com destaque para a região Nordeste, cujo consumo marcou alta de 13,5% nessa base de comparação.

Fonte:Valor online

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO