22.1 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Consumo consciente de água é alerta constante

Mato Grosso é o 8º estado brasileiro que mais consome água no Brasil. Este dado faz parte do estudo “Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto”, divulgado no mês de janeiro deste ano pelo Ministério das Cidades. A pesquisa aponta que diariamente cada habitante consome cerca de 165,1 litros de água, enquanto apenas 110 litros diários seriam suficientes, conforme indicações da Organização das Nações Unidas (ONU).
O consumo excessivo, sem a consciência de que no futuro pode haver escassez do recurso, é uma das preocupações que levam a Nascentes do Xingu, empresa que administra 24 concessões de água e esgoto em Mato Grosso e no Pará, a orientar constantemente a população sobre o consumo moderado. “A ideia não é deixar de utilizar a água, mas desenvolver a consciência de que é preciso poupá-la”, frisa o diretor-presidente da empresa, Joubert Meneguelli.

De acordo com Meneguelli, reduzir o consumo de água dentro de casa ajuda não só a amenizar o impacto sobre o meio ambiente como a economizar na conta no fim do mês. “É necessário ter sempre em mente que se o recurso não for utilizado de maneira consciente, gera desperdícios e pode pesar no bolso do usuário. Medidas simples, como consertar uma torneira pingando, resolver vazamentos internos e tomar banhos rápidos, economizam muito e diminuem o valor da conta mensal”, ressalta.
Em todas as cidades onde atua, a Nascentes do Xingu tem adotado medidas para conscientizar a população com campanhas educativas e projetos socioambientais e monitora perdas no sistema com trabalhos como o geofonamento, que corrige vazamentos não-visíveis na rede. Porém, o envolvimento dos usuários é vital. O que acontece na região sudeste é um alerta: a água é um recurso finito e precisamos manter este bem valioso ao alcance de nossas futuras gerações.
Para mais informações e dicas sobre consumo consciente de água, acesse www.nascentesdoxingu.com.br

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO