O pleno do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consema) autorizou a intervenção em Áreas de Preservação (APPs) para execução de duas obras importantes para melhoria da qualidade de vida de moradores de Rondonópolis, durante a última reunião ordinária de 2018, realizada nesta terça-feira (11), na sala de reuniões da prefeitura de Rondonópolis.
Uma intervenção autorizada pelo Consema é na região do Vila Rica e João de Moraes, para ampliação da rede de esgotamento sanitário. E a outra, no Alfredo de Castro, à execução da tubulação da drenagem das águas pluviais.
“O conselho autorizou a realização destas intervenções dentro de APPs, conforme o cumprimento das exigências legais, para realização destas duas obras que representarão um grande benefício socioambiental, uma vez que possibilitarão obras de esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais, minimizando algumas ocorrências que impactam tanta sociedade como o meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Bohrer, que também é o presidente do Conselho.
Após a reunião, o secretário fez uma avaliação positiva da atuação do Consema neste ano. Ele salientou que os conselheiros têm buscado ser proativos, “visando contribuir para o desenvolvimento do município de forma sustentável. Ou seja, aliar o desenvolvimento econômico, crescimento e não descuidar da preservação para beneficiar a todos”. O Consema reúne diferentes segmentos, constituindo uma ampla representação da sociedade.
Representatividade
Além da Semma, tem representante no Consema: a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra); Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear); Câmara Municipal de Rondonópolis; Ministério Público do Estado; Polícia Militar Ambiental; além de representatividade das instituições de ensino superior de Rondonópolis; um representante de Ongs não governamentais; um representante da Uramb ou Unisal; um representante dos clubes de serviços e um representante da Acir.