28.3 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Conselhos de Meio Ambiente e de Cultura aprovam cobertura da Praça do Casario

O projeto de transformar a Praça do Casario em uma grande e moderna área para shows em Rondonópolis conseguiu obter nos últimos dias a última aprovação legal que necessitava. Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente – Consemma votaram e julgaram ser viável o investimento, que agora passará por uma nova fase de discussão técnica em reuniões na prefeitura. O autor da proposta é o arquiteto Alexandre Torres, que atualmente é secretário adjunto de Habitação e Urbanismo. Ele lembra que antes da Consemma, o Conselho de Cultura já havia sinalizado positivamente em votação.

Para Torres, a modernização do espaço permitirá não somente o embelezamento do Casario, que deve se tornar brevemente patrimônio histórico da cidade, como contribuir para que todas as camadas sociais tenham acesso a eventos de qualidade. “O prefeito quer que toda apresentação artística que ocorra neste futuro local seja gratuita à população, o que deve contribuir com o acesso de todos não só a grandes shows musicais como a peças de teatro e outras artes”, comentou o arquiteto.

Sobre o projeto, Alexandre contou que não será alterado drasticamente o esqueleto do Casario, sobretudo o seu entorno onde ficam as casinhas. “O projeto é somente na praça. Ele consiste em uma cobertura de lona tensionada de PVC, com uma base de arco metálica que recobrirá uma área de 2.260 metros quadrados. Haverá um palco de 167 metros quadrados e um espaço totalmente livre, onde será possível abrigar uma plateia de duas mil pessoas sentadas, ou até quatro mil em pé”, frisa o autor da planta.

A chamada concha acústica será gerenciada pela Secretaria de Cultura do Município e oferecerá a oportunidade para comerciantes locais estabelecerem suas marcas nos dias de evento. “O projeto inclui a construção de seis Box Bar, na parte baixa da praça, e banheiros no entorno da pista livre. Estes Box devem ser licitados pela prefeitura e a ideia é que os ganhadores, que comercializarão lanches e bebidas, ficarão responsáveis também pela manutenção dos banheiros”, explica Alexandre.

Cobertura e palco, no entanto, não devem ser as únicas grandes mudanças na praça do Casario, já que o piso também é outro alvo do projeto. “O piso atual será todo retirado, feita uma terraplanagem e instalado piso paver, que são blocos de concreto inter-travados. Este material não só permitirá uma melhor drenagem, como deixará a superfície mais plana e lisa. Isto significa uma melhor locomoção não só de cadeirantes, como até mesmo de mulheres com santo alto”, exemplifica Torres.

Mesmo ainda em fase de estudo e aberto a modificações, o projeto está orçado previamente em R$ 1,5 milhão. Deste total, o Município já conta com metade do recurso garantido em emenda do deputado federal Wellington Fagundes. Quanto a parte técnica-administrativa, o projeto ainda tem de passar por algumas etapas. “Vamos agora para um detalhamento técnico do projeto, em reuniões na prefeitura. Vencido isto, o caminho é a licitação e posteriormente a ordem de serviço. O objetivo é que findadas as chuvas, no primeiro semestre do ano que vem, as obras comecem para que em 10 de dezembro de 2014 estejam finalizadas. Com isto, teremos um local propício para comemorar o aniversário da cidade com um grande evento”, projetou Alexandre Torres.

Uma das propostas elencadas de imediato nas primeiras discussões já ocorridas é a criação de um posto permanente da Polícia Militar no interior do espaço.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO