Conselho Municipal Antidrogas se reúne com equipe nacional

Estimular a prevenção e buscar a participação de toda a sociedade para trabalhar no processo de combate as drogas. Com este objetivo a equipe municipal do Conselho Antidrogas, – Comad – triênio 2009 a 2011, se reuniu nesta terça-feira, 8 de setembro, com o Conselho Estadual de Entorpecentes – Comen. No encontro, os profissionais apresentaram a função que cada conselheiro vai ter em Rondonópolis e qual tarefa cada integrante deve desenvolver junto à sociedade.
A presidente do Comad, Cleuza Diniz, explica que a meta é promover e coordenar a participação de diferentes órgãos ligados ou não ao Poder Público no processo de combate as drogas. “Uma das reivindicações é viabilizar tratamento especializado ou alternativo para os dependentes químicos em clínicas ou em comunidades terapêuticas”, enfatiza.
Cleuza ressalta que nos casos que envolvem o uso de entorpecentes, a equipe deve estar capacitada e preparada para trabalhar a prevenção, a repreensão e o tratamento ao usuário. “Os portadores de dependência química, de álcool e outras drogas, precisam ser tratados de forma diferenciada. A recaída deve ser combatida com ações junto a comunidade, com eventos ligados ao esporte, lazer, as atividades culturais e educacionais”, disse.
A presidente do Conselho Estadual, Ana Elisa Limeira, destaca que a união entre Estado e Município deve ser feita regularmente para que o trabalho seja desenvolvido em parceria. “Estamos aqui hoje para esclarecer o papel que cada conselheiro deve ter e qual a função de cada um”, fala.
Ana Elisa explica que a prevenção precisa ser trabalhada de forma contínua. Segundo ela, só as palestras não resolvem. “É preciso unir todos os segmentos da sociedade em ações periódicas para prevenir e combater o uso das drogas. E não esquecer de estender essas ações, levando informações, para os bairros”, conclui.