Programa ‘Água para todos’ vai mudar a vida do pequeno agricultor em Rondonópolis

Levar cidadania, dignidade e qualidade de vida para o trabalhador do campo com foco nas políticas da agricultura familiar. Com esse objetivo, o prefeito de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, participou, na manhã desta sexta-feira (24), do lançamento do programa Água para Todos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondonópolis.
Resultado de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura Municipal e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o programa vai garantir abastecimento de água para cerca de 600 pessoas de 23 comunidades e assentamentos da Reforma Agrária de Rondonópolis com a perfuração de poços artesianos.
“Nossa intenção é o fortalecimento da agricultura familiar e esses poços artesianos são mais uma alternativa para fortalecer a fixação do homem ao campo. Assim, a Prefeitura vai oferecer as bombas e os reservatórios ”, destacou Pátio.
Estrutura e conforto serão levados ao pequeno produtor a partir da assinatura do documento, visando mantê-lo no campo, como explicou o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Gladston Alves Moreira: “Precisávamos desenvolver as cadeiras produtivas e fixar nossos produtores nos assentamentos. Porque estava havendo grande evasão dos pequenos produtores que, por falta de apoio para realizar seu trabalho, estava abandonando os lotes e vindo para a cidade”.
Segundo o superintendente da Funasa em Mato Grosso, Francisco Holanildo, os dez primeiros poços serão perfurados ainda este ano. “A Funasa vai disponibilizar as máquinas para perfurar os poços. Hoje assinamos a autorização para a perfuração dos dez primeiros poços e os outros 13 estão em fase de estudos geofísicos”, ressaltou.
Conforme o ouvidor do Incra, Valdir Correia, sem água não há produção e com o novo programa os pequenos agricultores poderão aumentar a produção que já tem destino certo em Rondonópolis. “Nosso mercado interno é grande e o município também vai absorver a produção para a merenda escolar”, reforça.
Além disso, a produção, segundo Correia passa a ser o ano todo, já que os pequenos agricultores poderão usar a irrigação em período de seca para continuar a ofertar os produtos no mercado consumidor.
Para o morador da Vila Bueno, Aurino Alves da Silva, a perfuração do poço artesiano na comunidade é de fundamental importância e vai mudar a vida de todos. “A expectativa é muito boa e está chegando na hora certa, porque sem a água não podemos fazer praticamente nada”, disse.