Conselho aprova parecer sem ressalvas sobre a merenda escolar

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) aprovou ontem (12) parecer favorável sem ressalvas referente à merenda e prestação de contas do ano de 2014 de todas as unidades da rede municipal de educação. O parecer foi encaminhado diretamente no sistema do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O conselho é formado por representantes de escolas, administração e sociedade civil que se reuniram durante à tarde na Secretaria Municipal de Educação (Semed) e é responsável pela fiscalização do dinheiro da compra da merenda nas escolas.
Entre os itens que fazem parte do parecer estão: cardápio, armazenamento dos alimentos nas escolas, visitas às unidades e prestação de contas, trabalho de alimentação correta com os alunos, assim como, outros itens inerentes ao funcionamento do conselho.
O presidente do CAE Marionildo Marzochi Antônio destacou que nesta gestão o conselho tem feito visitas bimestrais nas escolas e reuniões com frequência, diferente do passado, quando os encontros dos conselheiros eram anuais. “Estamos trabalhando muito, o conselho está presente nas escolas e acompanhou os processos de aquisição dos itens da merenda pelo município e também as prestações de contas das escolas”.
O parecer se refere a 44 escolas que recebem a verba da merenda direto na conta da unidade e também das escolas centralizadas cuja aquisição e distribuição da merenda é feita pela Semed. Problemas de prestação de contas da merenda podem ocasionar prejuízos a administração pública, incluindo o bloqueio de repasses federais para o município como ocorreu no passado.