Carlos Francisco Paniago “Nós sempre tivemos com um pé no futuro, e o futuro se concretizou em Rondonópolis.”

Pioneiro do setor de comunicação em Rondonópolis, Paniago é natural de Campo Grande MS, uma das personalidades mais queridas do meio social rondonopolitano. Vamos conhecer um pouco mais das suas atividades, família e suas funções no trabalho.
JORNAL FOLHA REGIONAL:
Quais as principais lembranças da sua infância vivida em Campo Grande?
Paniago:Tivemos uma infância muito feliz, apesar de morarmos em Campo Grande, nós tínhamos naquele tempo um bom contato com a natureza. Havia mais qualidade de vida, a poluição era bem menor, nós sempre tivemos boas amizades que duraramaté a nossa adolescência e idade adulta.Meu pai Militão Martins Paniago tinha uma barbearia, era morador antigo de Campo Grande e muito conhecido pela profissão. Ele tinha um grande número de clientes, e desta forma com muita simplicidade nos criou. Minha mãe Ana Francisco Paniago cuidava dos filhos e da casa, e dos meus cinco irmãos, Matilde, Aparecida, Alcindo, Zilda e Dalila.
JFR: Em que ano você chegou em Rondonópolis? Quais os motivos que o trouxeram para a terra de Rondon?
Paniago:Eu cheguei em Rondonópolis no dia 15 de Novembro de 1966, eu vim a convite do Antonio Rosa e Armindo Pires de Amorin para abrir a Rádio Brannif. Vimpara apoiá-los na organização e também nas funções de locutor e sonoplasta.
JFR: Qual a importância da família?
Paniago: A família é uma base pensante que nos traz orientações, cheguei em Rondonópolis casado, agradeço a minha esposa Alaíde Nunes Paniago, e meus filhos João Carlos, Ademir, Valdirene e Cristiane Mendes. Sem eles não teria vencido os obstáculos da vida de forma tão natural.
JFR: Quem foram os seus convidados para começar atuar na radiofonia rondonopolitana?
Paniago:Foram meus parceiros no trabalho radiofônicoAntonio Ribeiro Torres, J. Barreto, Nelson Pereira Lopes e Manoel Novaes. Nós sempre tivemos com um pé no futuro, e o futurose concretizou em Rondonópolis.”
JFR: Você e o Ribeiro tiveram uma visão futurista no segmento da radiofonia rondonopolitana, como foi essa trajetória que culminou com o grande sucesso Rádio Clube?
Paniago:Eu e o Ribeiro sempre tivemos um bom relacionamento, e nós tínhamos a vontade de montarmos uma emissora de rádio. Foi quando ele saiu das Bannif, imediatamente me convidou para entrar na concorrência. Mas não fomos felizes, na primeira vez perdemos a concessão, posteriormente compramos o prefixo da Rádio Clube, que pertencia ao grupo da Rádio Clube de Dourados. Naquela ocasião levamos o Clóvis Roberto e o Barreto, ai começava o grande sucesso da emissora em Rondonópolis com uma consagrada audiência na região.
JFR: A Rádio Clube se destacou também no esporte, fale um pouco daquela equipe comandada por Hermínio Barreto?
Paniago:Oescrete , “que quer dizer conjunto de jogadores” do rádio, designando a nossa equipe, que era liderada pelo Barreto nosso narrador esportivo de primeira linha da emissora. O Antonio Carlos, também se destacou como um grande narrador esportivo. Noel Paulino era o repórter de campo, posteriormente o Paulo Jorge, o Oliveira Neto um grande comentarista, o João Gomes fez muitos plantões esportivos. A equipe saia de Rondonópolis para narrar jogos importante do campeonato nacional inclusive jogos da seleção brasileira no exterior. No setor esportivo nenhuma emissora de rádio do Estado de Mato Grosso conseguiu atingir até hoje, a perfeição na transmissão, a qualidade do trabalho e o padrão esportivo e cultural apresentado pela Rádio Clube AM. Sem dúvida foi a melhor equipe do rádio esportivo quiçá do Centro Oeste brasileiro. Fiquei durante 15 anos na emissora posteriormente vendi minha parte para o então deputado Wellington Fagundes.
JFR: Como começou a sua atuação no ramo imobiliário?
Paniago: Quando a Rádio Clube estava a pleno vapor, no seu auge, eu decidi entrar no ramo imobiliário juntamente com o Antonio Ribeiro Torres. A nossa sociedade foi dividida emcotas de 48%, tivemos um grande sucesso no ramo imobiliário, abrimos 16 loteamentos que viraram bairros que hoje são importantes e populosos. Dentre eles Parque Universitário, Pindorama, Vila Mariana, Jardim Primavera e outros. No ramo imobiliário conheci grandes personalidades, Willian Moraes, Áureo Cândido e Zé Carlos do Cartório.
JFR: Para encerrarmos esta entrevista nos fale um pouco da sua função na assessoria parlamentar, e deixe uma mensagem para os jovens rondonopolitanos:
Paniago:É com grande satisfação que estou na assessoria do vereador Milton Mutum há 14 anos, são laços de um verdadeiro companheirismo e grande amizade. Quero finalizar dizendo, que servir a comunidade é algo muito importante e que o nossoexemplo sirva também para os jovens, sito a minha modesta colaboração na construção da APAE em nossa cidade, na construção da sede do Lions Clube e Casa do Menor. Muito grato por esta oportunidade.
Redação: Denis Mares