Pesquisa mostra que a maior preocupação de universitários é com a gestão da carreira

A maior preocupação de jovens universitários entre 17 e 30 anos é com o planejamento da carreira profissional. O resultado da pesquisa, desenvolvida pela Ujima Software, indica oportunidades de investimento para as instituições de ensino superior, que enfrentam concorrência acirrada num mercado altamente competitivo. O empreendedor Kleber Teraoka, que idealizou o Alumni, ferramenta de marketing de relacionamento, garante que a diferenciação das instituições de ensino superior está na oferta de um caminho para que os universitários possam planejar a entrada no mercado de trabalho desde o momento em que entram na universidade. “A estratégia já é comum nos Estados Unidos, onde universidades utilizam a tecnologia para promover o desenvolvimento da carreira dos alunos. Lá, ao escolher uma universidade, o aluno avalia também o nível de interação com os egressos (Alumni), pois isto é um forte indicativo de uma boa colocação no mercado”, revela.
Capaz de se integrar às principais redes sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn e Ning, através de tecnologia da Google denominada OpenSocial, a solução denominada Ujima Alumni permite a universidades e faculdades atrair alunos e egressos para um único “ponto de encontro” e oferecer serviços relacionados à carreira, como oportunidades profissionais (empregos, estágios e bolsas), eventos e cursos, sistema de busca (por tags) de empresas, pessoas, oportunidades e eventos, além de espaço para divulgação de currículo e de serviços, para profissionais liberais . A plataforma já é utilizada pela Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – que aderiu à ferramenta para estreitar o relacionamento com alunos e ex-alunos. Num universo de 95 mil egressos, a universidade utiliza a estratégia para expandir a base de dados de profissionais, conhecendo melhor as diversas áreas de atuação dos egressos, as empresas envolvidas e as diferentes trajetórias profissionais.
Fonte:Esc.Comuni