Tribunal de Contas audita Faesp da Unemat

O Tribunal de Contas do Estado está auditando a Fundação de Apoio ao Ensino Superior Público Estadual (Faesp), que é a entidade de direito privado da instituição pública Unemat, promotora do concurso público de Mato Grosso cancelado por irregularidades.
Ao falar da tribuna na sessão matutina desta quinta-feira (26), o deputado estadual Alexandre Cesar (PT) comemorou algumas medidas tomadas para reverter os prejuízos ocasionados pela má condução do certame, retratado pela sociedade como “um fiasco”. “Agora será possível ver como a Faesp está gerindo os recursos públicos”, ponderou.
O parlamentar também fez questão de deixar claro que a crítica dele quanto a Unemat realizar o concurso não é à instituição em si, mas à direção “que fez uma condução desastrosa”. “Elogio a altivez do governador Blairo Maggi em pedir desculpas à sociedade. Ele procura reparar a escolha errônea da instituição. Devemos levar em consideração que a administração pública não é uma entidade de caráter religioso ou familiar, ela deve representar o interesse público da população, por isso não podemos confundir as coisas”, disse.
Já o deputado estadual Percival Muniz (PPS) sugeriu instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a gestão do reitor Taisir Karim na Unemat. Foram colhidas cinco das oito assinaturas necessárias: do próprio Percival Muniz, proponente do requerimento, de Alexandre Cesar, Otaviano Pivetta (PDT), José Domingos Fraga (DEM) e Vilma Moreira (PSB
Fonte:Ass. AL/MT