POLÍTICA

Prefeito discute com Associação de Diabéticos ações para atendimento mais humanizado

O prefeito Percival Muniz reafirmou nesta sexta-feira (6), durante reunião com integrantes da Arad (Associação Rondonopolitana de Diabéticos), o compromisso do município investir mais na assistência humanizada aos pacientes portadores de diabetes. Para isso, ele informou que o município fará aquisição de insumos que permitam mais conforto aos pacientes que fazem o uso diário de insulina, reforço da equipe multidisciplinar que presta atendimento no Ceadas, além da disponibilização de um espaço que sirva para o apoio e o melhor acompanhamento dos diabéticos por parte da Arad.

“É nosso compromisso público dar uma atenção especial para as pessoas portadoras da doença grave, especialmente as crianças e os adolescentes. Por isso, vamos buscar sempre adquirir equipamentos que, conforme recomendado pela própria Associação e prescritos pelos especialistas da secretaria de Saúde, possam produzir menos desconforto e melhorar a qualidade de vida do portador da doença”, disse Percival, que estava acompanhado na reunião da secretaria municipal de Saúde, Marildes Ferreira e da coordenadora da Assistência Farmacêutica, Neide Silocchi.

Ele acrescentou que já autorizou a aquisição de agulhas que variam entre seis e oito milímetros de comprimento. “Já está em processo de licitação a aquisição de equipamentos mais adequados”. Antes, o município vinha disponibilizando de aplicadores de insulinas com agulhas de até 13 milímetros, que causam dor e incômodo nos diabéticos, principalmente para as crianças, que têm, muitas vezes, de fazer até seis aplicações ao dia.

A presidente da Arad, a médica Ana Cláudia Amaral Vilela, disse que a reunião foi muito positiva, pois o prefeito, bem como a secretária Marildes demonstraram sensibilidade compromisso de estarem buscando sempre a melhoria do atendimento prestado aos portadores de diabetes. “Foi muito boa essa reunião, pois passamos as necessidades dos diabéticos e o prefeito e a secretária ouviram nossas solicitações e acreditamos num atendimento cada vez melhor, mais adequado e mais humano”, avaliou a presidente da Arad, que estava acompanhada do vice-presidente, o também médico Arthur Virgílio, além da secretária.

“Tivemos ainda nesta reunião a garantia do prefeito e da secretária, do reforço das equipes multidisciplinares do Ceadas, bem como a disponibilidade de um local que servirá para o funcionamento da Arad, o atendimento e o acompanhamento dos pacientes”, comemorou a médica Ana Cláudia.

O prefeito reafirmou que o tratamento à diabetes é uma das prioridades nas ações da saúde do município. “Vida é prioridade e a diabete é uma doença grave, que ataca as pessoas de forma silenciosa e se não for tratada mata. Então cabe ao poder público estender a mão às pessoas, para minimizar o sofrimento de quem já têm o dia a dia de muitas dificuldades”.

Ele lembrou que este ano, visando resolver a demanda reprimida de exames e consultas, a secretaria de Saúde já realizou em julho deste ano realizou no Ceadas um mutirão de acompanhamento de diabetes. “Vamos investir muito para combater essa grave doença que de maneira silenciosa ataca as pessoas”, disse.

Em Rondonópolis, a estimativa é de que existem mais de três mil pessoas com algum tipo de diabete. Por isso, na reunião foram discutidas estratégias para fazer um trabalho de busca,visando sensibilizar quanto aos cuidados preventivos, estimulando a aderência ao tratamento, bem como garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para continuidade de assistência quando necessário.

Este trabalho de busca, segundo a secretária Marildes, estará voltado principalmente na criança que é mais vulnerável. “Na próxima quarta-feira (11), às 14 horas, vamos nos reunir na sede da secretaria com a nossa equipe de Ações Programáticas, com a equipe da secretaria de Educação e Arad, que será parceira nesta ação, para montar uma estratégia de busca da criança diabética em idade escolar, com este trabalho de busca das crianças, chegaremos aos pais”, finalizou Marildes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo