Companhia de MT estará presente em maior festival de dança do mundo

Mato Grosso estará muito bem representado na 29ª edição do Festival de Dança de Joinville pela Companhia Giselle Moreno, de Cuiabá, que foi selecionada para se apresentar nos palcos abertos do evento, o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book. O festival será realizado entre os dias 20 e 30 de julho na cidade catarinense.
O grupo foi criado há apenas dois anos e quatro meses e já garantiu exposição na maior vitrine da dança brasileira. E a ida da companhia é ainda mais comemorada, já que há anos, o festival não contava com a participação de nenhum representante mato-grossense. Joinville é o único lugar do mundo a ter uma extensão estrangeira da escola russa Bolshoi.
“Estou muito feliz. Isso significa reconhecimento do nosso trabalho e também a oportunidade de mostrar a Cia para todo o país”, diz Giselle Moreno, diretora, coreógrafa e -ainda- bailarina da companhia, além de proprietária de um espaço de artes que leva seu nome, no bairro Boa Esperança.
No total, 1001 coreografias de 21 Estados, Distrito Federal e três países foram selecionadas para participar do evento. Bastante animada, Giselle espera que esta seja a primeira de muitas participações no festival, e ressalta que todas as companhias de dança trabalham com muito empenho na expectativa de serem selecionadas.
“Que a nossa participação sirva para mostrar que Mato Grosso também tem trabalho na área da dança para mostrar, que aqui isso também pode ser feito bem”, afirma a diretora. Além disso, a animação da companhia estende-se à oportunidade única de participar de diversas oficinas e cursos, conhecer companhias de outros estados e países e trazer coisas novas para o grupo. “A grande oportunidade é agregar conhecimento para a companhia, aprender muitas coisas novas”, completa Giselle.
Vermelho Sensualitá
“Sensualitá”. Esse é nome da coreografia selecionada para ser apresentada nos Palcos Abertos do Festival de Joinville. Três dançarinas participam: Luciana Lins e Mônica Rondon, além de Giselle.
A regra é que, nos dez dias de evento, a coreografia seja apresentada ao público no mínimo cinco vezes. Sensualitá faz parte do espetáculo “Vrou Kleur”, que significa mulher e cor no dialeto africâner.
O conceito do espetáculo baseia-se em uma pesquisa sobre a influência das cores da vida das mulheres e, partindo disso, foram criadas coreografias para as sete cores do arco-íris, o preto e o branco. O vermelho? Sensualitá, claro.
O nome do espetáculo, Vrou Kleur, foi escolhido por conta de uma relação histórica. O trabalho da companhia é embasado no jazz. Giselle explica que nos navios negreiros africanos, os escravos imitavam as danças dos senhores como brincadeira, de uma maneira mais despojada, surgindo, assim, o ritmo do jazz.
Uma boa prévia
Para os mato-grossenses que ficaram interessados em conferir o trabalho da companhia, uma boa notícia: o espetáculo Vrou Kleur – não só a coreografia Sensualitá – será apresentado nos dias 1 e 2 de julho, no teatro do Sesc Arsenal, em Cuiabá.
E, para quem deseja aprender alguma modalidade, o Espaço de Artes Giselle Moreno tem turmas de dança de salão, ballet, dança do ventre, dança de rua, jazz, sapateado e outras. O espaço está localizado na Rua 4, Lote 13, Boa Esperança (próximo ao 9º BEC). Contato e informações pelo e-mail eagm.contato@hotmail.com ou pelos telefones 81434861 e 36276426.
Sobre Giselle Moreno
Giselle Moreno é bacharelada e licenciada em Dança pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP. Fez ballet clássico desde a infância e mais adiante também fez aulas de moderno, contemporâneo e jazz com grandes nomes da dança brasileira.
Concluiu pós-graduação em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, com objetivo trabalhar com a Dança Educação.
Participou de Festivais de Dança importantes no país, no qual obteve vários resultados positivos, como 1º Lugar no solo de contemporâneo do Festival Mato-grossense de dança e 1º lugar no Festival Porto Alegre em Dança como bailarina da companhia de jazz Juliana Carletto de Curitiba-PR.
Fonte:Assessoria