25.7 C
Rondonópolis
sexta-feira, outubro 11, 2024

Comissão finaliza trabalhos e encaminha decisões para garantir serviços aos cidadãos

A Comissão do Transporte Urbano de Rondonópolis que contou com a participação da Prefeitura, empresa de Transporte Coletivo Cidade de Pedra, entidades, sindicatos e Câmara Municipal, finalizou na manhã desta quinta-feira (28) os trabalhos iniciados há algumas semanas. Um decreto que será publicado no Diário Oficial do Município oficializará a comissão e será precedido da publicação da ata da reunião. O prefeito Zé Carlos do Pátio participou, juntamente com os demais integrantes, das decisões tomadas.
A Comissão tomou as decisões para buscar garantir a estabilidade da empresa Cidade de Pedra até que seja realizada a próxima licitação, que deve ocorrer num prazo de quatro meses, para o transporte coletivo assim como assegurar o serviço ao cidadão.
Ficou definido pela comissão, que neste período de quatro meses, a passagem passa de R$ 3,80 para R$ 4,10, levando-se em conta que não havia reajuste há mais de um ano e meio, a decisão foi aprovada na tarde desta quinta-feira pelo Conselho Municipal de Trânsito. Já o repasse da prefeitura para a empresa referente ao passe-livre estudantil que era de 38% no valor da passagem, sobe para 50%.
A comissão decidiu ainda reiterar as leis federais que tratam da gratuidade do transporte para idosos e pessoas com deficiências encaminhando à Câmara Municipal uma regulamentação para tais leis.
Além disso, ficou detectado pela mesma comissão que o Índice de Passageiros por Quilômetro Rodado (IPK) de Rondonópolis está abaixo da média nacional e que este seria um dos motivos das licitações anteriores serem desertas.
Outro ponto identificado pela comissão e que levou aos fracassos nas tentativas nas licitações é o fato da cidade ser pouco adensada e o crescimento da renda média do trabalhador rondonopolitano que o levou a optar por outro meio de transporte.
Todas as medidas adotadas visam garantir o acesso ao cidadão o direito ao transporte público e a manutenção dos serviços prestados pela empresa Cidade de Pedra pelo período de quatro meses.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO