GERAL

Santa Casa é credenciada em serviços cardiovasculares de alta complexidade

Saiu no Diário Oficial da União nesta semana a portaria que habilita a Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. Isso significa que, em breve, a unidade poderá fazer os procedimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde 2014 o hospital aguarda o credenciamento. “Esse foi um trabalho conjunto de vários apoios. Foi uma honra poder contribuir com minha cidade e região. Nós mostramos, em várias reuniões no Ministério da Saúde, a importância de se habilitar o estabelecimento, que é estratégico, pois atende a população de 19 municípios da região sul de Mato Grosso”, explicou o deputado federal Adilton Sachetti (PSB).
Agora falta sair à portaria do Ministério da Saúde que autoriza o repasse do recurso para o fundo municipal de saúde de Rondonópolis. “Ainda vamos precisar do apoio do deputado Adilton, junto ao ministério para que esse repasse ocorra o mais rapidamente possível e a Santa Casa possa começar a fazer as cirurgias pelo SUS. Temos que começar a humanizar esse atendimento à população e diminuir as filas”, ressaltou o diretor-presidente da Santa Casa, Tiago Coelho de Almeida.
A Santa Casa já realiza cirurgias cardiovasculares de alta complexidade por meio de plano de saúde e particular como angioplastia vascular e coronariana, cateterismo e arteriografia. Quando começarem a atender pelo SUS esses procedimentos serão ampliados para cirurgias cardíacas abertas como implante de marca passo, revascularização do miocárdio, aneurisma de aorta, cirurgia de troca de válvula, além da cirurgia neurológica conhecida como embolização de aneurisma cerebral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo