GERAL

Exposição retrata a cultura dos indígenas Bororo em Rondonópolis

“Memórias, Imagens e Práticas: Um olhar sobre as Mulheres Bororo”, esse é o tema da Exposição que abriu suas portas na manhã de hoje (quinta-feira, 24) no Museu Municipal Rosa Bororo. A exposição faz referência ao Dia Nacional do Índio e traz a história da índia Rosa Bororo e a tradição cultural dos indígenas em Rondonópolis.

O Secretário Municipal de Cultura, Luciano Carneiro Alves, ressalta a importância da interação entre comunidade e patrimônio histórico. “É preciso que a sociedade venha ao Museu. Essa ausência não se dá pela falta de conhecimento histórico, mas pela falta de hábito”. Segundo ele, a comunidade indígena Bororo é muito presente em Rondonópolis e a ideia da exposição é instigar a conhecer um pouco mais, não só sobre as mulheres, mas também sobre a identidade Bororo.

Outras ações estão previstas para acontecer nas próximas semanas, como por exemplo, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação incentivar visitas de alunos das escolas municipais e do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). Se necessário, a exposição poderá ter um formato itinerante para que todos possam conhecer. “Havendo demanda há possibilidade de levar a Exposição para outros lugares. É importante também levar o Museu para as pessoas”, explica o Secretário.

Além das visitas guiadas explorando as informações contidas nos painéis, os frequentadores terão a oportunidade de conhecer as etapas de produção de artesanatos indígenas, através de uma oficina que será ministrada por mulheres Bororo no dia 07 de maio, no Museu.

A exposição é uma ação da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Cultura e ficará à disposição da comunidade até o dia 09 do mês de maio. Todos estão convidados a conhecer o espaço e o acervo dedicado ao tema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo