GERAL

Rondonópolis dobra a capacidade de coleta de esgoto em seis meses

Neste primeiro semestre de 2013 o município de Rondonópolis fez um avanço no setor de coleta do esgoto sanitário, praticamente dobrando o número de residências e de população atendidas. Isso foi possível graças à conclusão das obras das elevatórias do Canivete e Nova Era, iniciadas há aproximadamente seis anos. Com isso, mais de 55 mil moradores de Rondonópolis, que vivem na região da Vila Operária, vão contar a partir de agora com o serviço e coleta do esgoto doméstico.

Para se ter uma ideia dos avanços que o município teve nesta área de saneamento, até janeiro deste ano somente 26% das residências de Rondonópolis tinham acesso à rede de esgoto. “Saímos de cerca de 20 mil ligações, que atendiam cerca 50 mil pessoas, o mesmo número que há quase dez anos, quando governei, para maias de 41 mil ligações. Com isso, a metade da população de Rondonópolis – 105 mil pessoas – passa a ter o serviço de coleta de esgoto”, frisa Percival.

Todavia, para dar este salto, o prefeito explica que, o município vem há oito anos recebendo investimentos em saneamento, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas o recomeço de muitas obras exigiu negociações. “O município tinha mais de 600 km de rede de esgoto prontos, mas que não estavam conectados, devido as obras complementares nas elevatórias e Estação de Tratamento de Esgoto não estarem concluídas e encontravam-se paralisadas. Buscou-se, então, negociar com as empresas para que retomassem as obras”.

O prefeito salienta que, paralelamente, foi feito também um trabalho de aproximação e melhoria da relação com órgãos que financiam a maior parte dos projetos, como a CEF (Caixa Econômica Federal) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com isso, após a retomada da confiança, as empresas voltaram às obras, que estavam paralisadas há alguns anos e, nesse primeiro semestre, conseguiram concluir as elevatórias de Esgoto do Canivete e Nova Era, na região da Vila Operária.

A finalização das obras das duas elevatórias, que totalizam 286.988,02 km de redes executadas, de acordo com o Sanear, vai permitir ligar 21.653 mil residências à rede de esgoto, beneficiando 55.453 pessoas de 29 bairros. “Isto é o dobro do que tínhamos em toda cidade em janeiro deste ano, quando assumimos”, lembrou o prefeito.

Das 55.453 pessoas, que passarão a ser beneficiadas com o serviço de coleta de esgoto, o Sanear aponta que 16.577 moradores serão atendidas pela elevatória Nova Era, que teve 89.986,22 km de rede executadas e receberá 6.965 novas ligações. Já a elevatória do Canivete, que teve 197.001,8 km de redes executadas, atenderá, com 14.688 ligações, uma população de 38.876 moradores.

Conforme Muniz, o próximo passo para ampliar a rede será a conclusão das elevatórias do Planville e, com isso, ligar até o final de dezembro deste ano outras 25 mil residências, beneficiando mais 60 mil pessoas com esgotamento sanitário, passando a cobrir 75% da população. “A nossa meta é de chegar no final do próximo ano já com quase 100% das residências e da população atendidas com esgotamento sanitário”, revelou o Prefeito, destacando os avanços progressivos obtidos a partir das ações adotadas pelo Sanear nos primeiros seis meses deste ano.

Primeiro momento

Ao todo serão 29 bairros beneficiados com conclusão das duas elevatórias. Mas, neste primeiro momento, o diretor presidente do Sanear afirma que estão sendo priorizadas as ligações das estruturas maiores, como escolas, igrejas e estabelecimento comerciais. “Mas, as equipes do Sanear já estão comunicando os moradores sobre a liberação da rede, que vai beneficiar 55 mil pessoas”, informa o diretor presidente do Sanear, Themis de Oliveira.

Bairros beneficiados

Elevatória Nova Era: Jardim Liberdade, Marechal Rondon, Nova Era, Buriti, Jardim do Sol e Dom Osório.

Elevatória Canivete: João de Barro, Residencial Quitéria, Residencial Orquídea, Jardim Tropical, Jardim Quênia, Vila Carvalho, Jardim Gramado, Vila Castelo, Vila Santa Marta, Jardim Pindorama, Vila Planalto, Morada dos Bandeirantes, Vila Santa Luiza, Jardim Ebenezer, Jardim São Pedro, Luz D’Yara, Loteamento Esplanada, Jardim Santa Barbara, Jardim Rivera, Jardim Ypê, Jardim Bela Vista, Vila Cristina, Jardim Modelo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo