O sistema de fiscalização eletrônica no trânsito de Rondonópolis começou a funcionar nesta segunda-feira (03).
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito-Setrat instalou em vários pontos equipamentos de avanço semafórico em cruzamentos de vias públicas, radares fixos, lombadas eletrônicas e painéis de mensagens fixas.
O sistema passou por um período de teste, foi aferido por técnicos do Inmetro e está apto para funcionar.
O sistema eletrônico que funcionará em Rondonópolis será composto por 12 radares fixos, instalados em pontos estratégicos da cidade, mais oito avanços semafóricos, outras oito lombadas eletrônicas, dois radares portáteis, cinco paineis de mensagens fixos e dois móveis e central de monitoramento do sistema.
As lombadas eletrônicas estão instaladas nas avenidas Brasil, Lions Internacional, e ruas Dom Pedro II, Fernando Correa da Costa e Rio Branco. Já os radares eletrônicos estão na Avenida Bandeirantes, no Jardim das Flores, na Avenida Presidente Médici, na Rua Fernando Correa da Costa – dois radares -, na Avenida Júlio Campos e na Avenida dos Estudantes.
Os avanços semafóricos estão localizados nas esquinas da Rua Dom Pedro II com a Avenida Dom Wunibaldo; na Rua Dom Pedro II com a Avenida Bandeirantes; na Rua Rio Branco com a Avenida Frei Servácio; e Rua Fernando Correa da Costa com Avenida Dom Wunibaldo.
Dados
No período de testes, a Setrat realizou monitoramento que apontou que o condutor tirou o pé do acelerador depois que sistema foi implantado No mês de agosto deste ano, somente com os radares eletrônicos ligados, de um total de 2,017 milhões de veículos captados pelo aparelho em uma via da cidade, 234 mil veículos cometeram infração de trânsito por ultrapassar a velocidade máxima permitida na via, já no mês de setembro, com as lombadas eletrônicas ligadas, na mesma via, passaram 3,312 milhões de veículos, destes, 176 mil cometeram infração por excesso de velocidade.
ASSESSORIA