O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) divulgou o primeiro relatório da colheita do algodão da safra 2022/23 e, até a última sexta-feira, 0,37% dos 1,20 milhão de hectares estimados para a temporada já haviam sido colhido, 0,25 ponto percentual à frente do registrado na safra 2021/22.
O destaque fica para a Nordeste de Mato Grosso, que alcançou 5,08% da área colhida, seguida pelas regiões Oeste e Sudeste, com 0,21% e 0,24% do total, respectivamente. O ritmo mais lento nas primeiras semanas está relacionado à colheita nas áreas de primeira safra, que representam 15,26% do total. É importante destacar que foi observado aumento de 19,65% na porção destinada à primeira safra em relação à temporada 21/22. Portanto, a colheita deve acelerar quando as áreas de segunda safra começarem a ser colhidas, analisa o instituto.
Por fim, de acordo com o satélite NOAA, não devem ocorrer chuvas significativas nas próximas semanas, o que deve favorecer o ritmo de colheita e não deve afetar características da fibra, como a cor e o brilho
Fonte: Só Notícias