POLÍTICA

Parceria da Saúde com Universidade garante mais especialistas em diagnóstico da doença

A parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Ações Programáticas, e a Universidade de Cuiabá- Unic, rende a qualificação da primeira equipe de universitários do curso de Enfermagem para o diagnóstico de hanseníase.

O gerente do Programa de Combate à Hanseníase do Município, Lourenço Ribeiro da Cruz Neto, fez a avaliação desta primeira equipe na noite desta quarta-feira (4), durante uma palestra na Universidade. “Rondonópolis é considerada área endêmica da hanseníase e o nosso programa de combate à doença ocorre durante todo o ano. Os seis universitários passaram por todas as etapas e hoje estão prontos para examinar, avaliar, diagnosticar e encaminhar os pacientes para o tratamento feito pelo município. Esta é a melhor parte da parceria, a Universidade e a cidade saem ganhando com o trabalho”.

Rafael Casari, Douglas Fraga, Jéssica Aparecida Menezes, Priscila Gonçalves, Thainara Cardoso e Jéssica Ribeiro Araújo foram os primeiros a se engajarem no programa e trabalharam diretamente no Projeto Ações Inovadoras, que resultou em 10 mil consultas e exames específicos para detecção da doença. Para os universitários a atividade extraclasse rendeu muito conhecimento e também vai resultar em dois trabalhos de Conclusão de Curso sobre o tema.

“Nós saíamos a campo, sempre acompanhados de profissionais da Secretaria de Saúde, e aprendemos muito. O interesse da equipe foi tanto que decidimos nos aprofundar no assunto que se tornou tema do TCC para quatro dos seis integrantes. Agora, com esta reunião, vamos ver se mais 10 estudantes se apresentem para fazer a parceria em 2016. Vale a pena”, disse Priscila Gonçalves, universitária.

Para a coordenadora do curso de Enfermagem, Cleciene dos Anjos Musquim, a parceria da Universidade vai continuar. “Os estudantes que cursam do 5º ao 8º semestre estão aptos a participarem, depende do interesse deles. Mas já que a Secretaria Municipal de Saúde abriu mais vagas para o próximo ano, vamos aproveitar e selecionar entre os interessados. Ano a ano teremos mais profissionais da saúde prontos para o trabalho de busca ativa e diagnóstico da hanseníase, facilitando o encaminhamento dos pacientes ao tratamento especializado oferecido pelo município”.

A palestra contou com a presença de muitos universitários e, certamente, uma nova equipe será formada para dar continuidade à parceria com o Departamento de Ações Programáticas. “Para Rondonópolis e para a Universidade o resultado será excelente”, finalizou o gerente Lourenço.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo