Prefeitura leva cursos para as comunidades contempladas pelo PAC
O projeto do prefeito José Carlos do Pátio de promover qualidade de vida e oportunidade para todos é incrementado pelo Governo Federal que assegura recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para investir na capacitação de jovens e mulheres das comunidades contempladas com as obras de esgoto e de abastecimento de água. A parceria entre a Secretaria de Promoção e Assistência Social do Município com a Coopersaneo e a Obra Kolping resultou na capacitação de 20 pessoas da comunidade do Jardim Ipanema, com o curso de bordado em chinelos.
Valéria Silva que responde pelo Departamento de Políticas do Trabalho do Município, aposta na chance das alunas transformarem os conhecimentos adquiridos numa fonte de renda extra para a família. “Fico feliz de ver todas terminarem o curso com êxito, porque esse é um produto fácil de vender e ganhar uma renda extra”, avalia.
A gerente de Núcleo de Programas e Projetos de Geração de Emprego e Renda, Neuly Paiva Borotta, explica que a pesquisa desenvolvida no bairro revela a preferência dos moradores pelos cursos de artesanato. A comunidade foi atendida, graças à iniciativa da Coopersaneo que ofereceu o material necessário, além do apoio da Obra Kolping que ofereceu o espaço na avenida presidente Médici.
O curso ministrado pelas instrutoras Hildete Silveira Lopes e Solange Miranda de Matos atende a expectativa de pessoas que visam uma nova oportunidade de vida. Um exemplo é a aluna Mariene Cavalcante que aposta na chance de voltar a estudar e fazer faculdade de Psicologia. Ela conta que conseguiu presentear a mãe e a sogra com chinelos bordados, nas comemorações do Dia das Mães, antes de terminar o curso. Ela comemora ainda o fato de já ter recebido encomendas para produzir outras peças e acredita que vai conseguir incrementar a renda para custear os estudos universitários. “Decidi que vou voltar a estudar. Vou ingressar no cursinho pré-vestibular porque quero fazer o curso de Psicologia na UFMT”, disse.
Desde o começo das obras do PAC em Rondonópolis, em 2008, a Coopersaneo já ofereceu cursos de capacitação para 180 pessoas das comunidades contempladas, em parceria com a Promoção e Assistência Social. A Coopersaneo oferece também cursos de informática. São duas turmas na região da Vila Operária e do Jardim Luz Dayara.
A solenidade de encerramento do curso reuniu representantes da Obra Kolping, do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), da Coopersaneo e da Promoção e Assistência Social. Entre os presentes estava a diretora Administrativa e Financeira do Sanear, Antonieta Garceti de Almeida; a coordenadora da Kolping, Mariene Cavalcante; e o tesoureiro Eduardo Santos Oliveira.
Ascom