POLÍTICA

Consemma aprova ponte da Lions e Parque Municipal Seriema

Em reunião ordinária do Conselho Municipal do Meio Ambiente – Consemma, realizada na manhã desta terça-feira (9), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os conselheiros aprovaram que o Município proceda com a utilização de parte dos recursos de compensação ambiental da América Latina Logística – ALL para a aquisição da área onde será construído o Parque Municipal da Seriema, bem como a ideia de implantação do parque e a construção da ponte sobre o Rio Vermelho, e a Avenida Beira Rio, que ligará a Avenida Lions Internacional a Avenida Poguba.

Para que os conselheiros aprovassem as três questões, o prefeito Percival Muniz apresentou os projetos para o Consemma. Percival destacou a importância de se mostrar a complexidade de todo o projeto e ressaltou a necessidade da coletividade em ter maior mobilidade urbana com a ponte sobre o Rio Vermelho, além de lazer, esporte e conscientização ambiental com o Parque Municipal Seriema.

“Rondonópolis tem deficiência de lazer coletivo, pois a grande maioria da população não tem aonde ir. Nós queremos oferecer um ambiente que seja bom para passear, para praticar esportes e contribuir para a natureza. O Rio Vermelho tem alguns espaços que se protegidos e conservados podem oferecer para a cidade algo bom”, reforçou Percival.

O prefeito falou ainda que a ideia para o Parque Municipal Seriema é o de abranger, em uma primeira etapa, 150 hectares, evitando edificações nas áreas de proteção permanente e conscientizando sobre a preservação da fauna e da flora local.

Na ocasião foi explicado ainda que para a implantação do parque a Prefeitura necessita proceder com a desapropriação de algumas áreas. Para tanto, o Município solicitou do Consemma e recebeu a aprovação para que utilize cerca de R$ 6 milhões do valor da compensação ambiental da ALL, que no total somam aproximadamente R$ 10 milhões e estão depositados na conta da Prefeitura.

Ponte

Já em relação à ponte sobre o Rio Vermelho e a Avenida Beira Rio, que ligará as Avenidas Lions Internacional e Poguba, Percival esclareceu que o projeto possibilitará uma redução no tempo de locomoção das pessoas que precisam se deslocar de um lado ou outro do Rio em meia hora. “70% das pessoas que moram do lado esquerdo do Rio Vermelho e trabalham do lado direito levam hoje, pelo menos uma hora para se deslocarem até o trabalho”, acrescentou o prefeito.

Aprovações

Depois de todas as explicações sobre os projetos feitas por Percival, o Consemma aprovou a utilização da compensação da ALL para as desapropriações por unanimidade. Em seguida deu consentimento, por maioria – seis votos a cinco -, para que o Município construa a ponte sobre o Rio Vermelho, e também a avenida, que terá cerca de dois quilômetros de extensão. E, para finalizar, aprovou, por unanimidade, a ideia de implantação do Parque Municipal Seriema, com a ressalva de analisar o projeto concluído em uma nova votação.

No caso da ponte, a Prefeitura necessitava da aprovação do Consemma para que o parecer seja incluído na análise da Secretaria de Estado de Meio Ambiente que emitirá a liberação ambiental para o empreendimento e que já está em andamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo