28.3 C
Rondonópolis
quinta-feira, novembro 21, 2024

Cláudio da Farmácia aproxima legislativo dos demais poderes

Desde janeiro desse ano, o vereador Cláudio da Farmácia (MDB) ocupa o cargo de presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis. Ao longo desses dez meses, a gestão estabeleceu metas, construiu parcerias, promoveu debates, idealizou projetos e está escrevendo um novo capítulo na história do município.

O portal de notícias MinutoMT resolveu fazer um balanço da gestão nesse período. Em nosso levantamento, as principais mudanças implementadas na casa leis foram nas seguintes áreas: infraestrutura, comunicação, transparência, realização de audiências públicas e parcerias com os demais poderes e entidades. 

Infraestrutura

Algumas das principais atribuições do Poder Legislativo é elaborar, discutir, rejeitar ou aprovar leis, mesmo que sejam enviadas pelo poder executivo, mas, também podemos destacar a função de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. 

Mas para que tudo isso ocorra da melhor forma possível é necessário propiciar um ambiente de trabalho acolhedor e confortável, tanto para os parlamentares, como para o cidadão que utiliza a estrutura da Câmara. Por isso, o presidente priorizou reparos na infraestrutura da casa de leis.

E por falar em infraestrutura, já estão sendo realizadas melhorias no telhado, parte elétrica e no forro. Além disso, a gestão também solucionou problemas relacionados a climatização dos ambientes, uma vez que nem todas dependências estavam adequadamente climatizadas.

Alguns espaços físicos tinham o aparelho de ar-condicionado instalado, porém, eram velhos e estavam fora das conformidades técnicas, portanto, os gastos de energia eram exorbitantes.

De acordo com o Secretário Legislativo de Administração, Alessandro Brandão, outra demanda histórica da Câmara é o estacionamento para as autoridades, servidores e visitantes, atualmente improvisado, sem nenhuma segurança. Segundo Brandão, a solução está sendo viabilizada em parceria com o governo do estado, que cedeu o terreno anexo para que a Câmara faça as devidas adequações.

Legislativo mais perto do cidadão

Devido as dificuldades do cidadão rondonopolitano não pode ir até a Câmara, acompanhar as discussões dos projetos durante as sessões, audiências públicas e outros debates importantes, o chefe do Poder Legislativo Municipal, Cláudio da Farmácia, está implantando a primeira Rádio Câmara de Mato Grosso.

A emissora oficial do legislativo vai proporcionar maior transparência as atividades dos vereadores, aproximar o parlamento da população, facilitando a participação e a interação do cidadão com a Casa das Leis.

O projeto da emissora radiofônica pública é resultado de parcerias entre Câmara de Rondonópolis, Câmara dos Deputados Federais e a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, através da sensibilização dos deputados estaduais.

De acordo com o presidente da Câmara, Cláudio da Farmácia (MDB), a rádio legislativa de Rondonópolis trata-se de um projeto pioneiro no estado e visa, sobretudo, abrir espaço para as comunidades e entidades sem fins lucrativos que atuam nos mais diversos setores do município expressarem seus pensamentos, sua arte, suas ideias e projetos, seja individual ou de grupo.

“Com a implantação da rádio nós vamos ter aqui na Câmara uma importante ferramenta para a manifestação, debates da sociedade, destaco as associações de moradores de bairros, sindicatos, enfim, todos esses segmentos que representam diversos setores da economia local vão ter seu espaço na emissora”, explicou o presidente.

Além da Rádio Câmara que está sendo implantada, a Câmara Municipal de Rondonópolis já conta com meios que aproxima e torna transparente a prestação de contas ao cidadão, como o Portal da Transparência, através do site oficial da Casa de Leis, basta clicar aqui: http://rondonopolis.mt.leg.br/.

Parcerias fortalecidas

Na política, assim como em qualquer outra área, é preciso construir parcerias, a fim de fortalecer relacionamentos saudáveis, harmoniosos e consequentemente garantir o bom gerenciamento das situações. Nessa perspectiva, a equipe de gestão do presidente Cláudio da Farmácia tem desenvolvido ações que aproximam o legislativo municipal dos demais poderes.

Prova disso, são audiências públicas em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), Senado Federal e outros importantes órgãos públicos e privados.

Concurso garantido

Outra demanda da Casa de Leis é a realização de concurso público. Antes mesmo das ações do Ministério Público Estadual (MPE), cobrando a realização do concurso, a equipe administrativa do Poder Legislativo já havia iniciado os procedimentos nos primeiros meses de 2019.

Segundo o Secretário Legislativo de Administração, Alessandro Brandão, o edital deve ofertar vagas para os cargos de Analista Contábil e Administrativo.

Escola do Legislativo “Antônio Nestor de Araújo’

Implantando cursos para qualificação, capacitação e formação, para valorização dos servidores, deixando o Poder Legislativo mais próximo da comunidade. A Escola do Legislativo também cuida do projeto Vereador Mirim, que estimula os jovens sobre a vida política.

Digitalização da história de Rondonópolis

Em processo adiantado está o Termo de Referência para a contratação dos serviços de tratamento e grupamento de documentos, digitalização e software de busca, de todo o acervo documental da guardiã da história de Rondonópolis, que vai facilitar as pesquisas pelos cidadãos, estudantes, pesquisadores e turistas, tudo de forma virtual, com totens dispostos ao público em geral.

A história de sucesso de Cláudio da Farmácia

“Sempre tive a vontade de ajudar às pessoas a restaurar o seu bem mais precioso, que é a saúde. Foi então que me despertou o desejo em ajudar numa amplitude maior. Convidado por amigos, e até por alguns familiares, relutei no início, mas fui vencido e aceitei a ideia de me inserir no processo político-eleitoral.

A minha vida na política começou em 2004, quando fui trabalhar no bairro Pedra 90, e lá comecei a participar dando apoio às eleições para presidentes de bairros da região, e para presidente da Unisal. Em 2009, meu nome começou a ser ventilado como um futuro candidato a vereador, e isso despertou em mim a vontade de participar mais ativamente da política. A minha primeira filiação partidária foi em 2011, no antigo PMDB, agora MDB no qual estou até hoje. Em 2012, após convencer os meus familiares, amigos e clientes e, notar que o meu nome crescia, resolvi sair candidato a vereador, e naquela oportunidade tive a maior votação para um vereador em Rondonópolis”.

Claudio da Farmácia está em seu segundo mandato como vereador, segue como chefe do Poder Legislativo de Rondonópolis até 31 de dezembro de 2020.

 

Fonte: Redação MinutoMT
Jeová Rodrigues

 

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO