Ultrassonografia itinerante atende mais de 150 pessoas por bairros de Rondonópolis

Em 15 dias de atendimentos, os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, responsáveis pelo projeto de ultrassonografia itinerante nos bairros, já atenderam três localidades e mais de 150 pessoas. A informação é da titular da Pasta, Marildes Ferreira, que confirmou o deslocamento do trabalho para o Centro de Saúde Nossa Senhora do Amparo, a partir das primeiras horas desta quinta-feira (16).
Marildes conta que após executar o projeto de descentralizar os atendimentos de urgência e emergência na saúde pública local, por meio da inauguração de três Prontos Atendimentos – PA, que desafogaram a demanda da unidade central, o prefeito Percival Muniz quer agora zerar as solicitações de exames nas unidades de referência de bairros. A primeira intervenção foi a compra de um aparelho portátil de ultrassonografia, no valor de R$ 130 mil, com recursos próprios, que possibilitou a montagem de uma equipe itinerante de trabalho.
“Esta equipe é formada por dois médicos, que se alternam no acompanhamento dos exames, e uma equipe especializada realizando a ultrassonografia. Confesso que ficamos surpreendidos com o sucesso confirmado nos números nestes primeiros dias, onde só no Cidade de Deus atendemos perto de 100 pessoas. O prefeito Percival tem conversado conosco e a determinação é de que temos de aproximar as pessoas dos médicos, e acabar com as filas de espera para exames. Este projeto da ultrassonografia é piloto, mas é possível que venhamos a adquirir novas estruturas para outras especialidades ainda este ano”, explicou a secretária.
A enfermeira supervisora do ultrassom itinerante, Nicele Matos, afirmou que todo o tipo de ultrassom, desde o exame com gestantes, até o de mama, abdômen, ombro, cotovelo e qualquer outro encaminhamento médico é possível fazer com o aparelho portátil. “É bom que fique claro que este atendimento regionalizado é um bônus. Nós seguimos atendendo no PA Adulto e Infantil, além do Ceadas, para onde inclusive vão os exames que são de maior complexidade”, esclareceu.
A ultrassom itinerante já passou, nos últimos dias, pelo novo PA da Vila Olinda, pelo PA do Cidade de Deus e atende até esta quarta na unidade básica do Monte Líbano. A partir dessa quinta-feira o atendimento é no Nossa Senhora do Amparo; a estrutura ainda irá à Policlínica e ao Centro de Saúde do Jardim Guanabara. Após isto, a agenda de atendimentos retorna à Vila Olinda e percorre novamente o mesmo trajeto. A supervisora, porém, explicou como funciona a regulação dos exames. “Quem define tudo é o ESF do paciente. No local, já estará especificada qual a unidade mais próxima para encaixar a ultrassonografia e só de posse deste encaminhamento é que atenderemos”, explicou.