Nesta Semana da Educação Infantil, que tem o dia comemorado em 25 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) é exemplo de boas práticas aplicadas em sala de aula na primeira infância (seis meses a cinco anos e 11 meses), com diversas escolas modelo. Uma delas é o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Iracy.
Brincar é a atividade primordial na primeira infância, pois é a partir desta prática que a criança desenvolve suas capacidades, segundo a secretária de Educação de Rondonópolis, Carmem Garcia Monteiro. Concordando com essa sentença, a Cemei Iracy, que atende cerca de 380 alunos, cria um espaço apropriado para que o lúdico seja o principal instrumento da rotina escolar dos seus alunos.
“Trabalhamos as práticas todas em cima das brincadeiras para que eles aproveitem a infância e se desenvolvam por meio da ludicidade. Então, por meio de tarefas lúdicas, transmitimos o alfabeto, noções de matemática e outros conceitos”, compartilha a diretora da Cemei Iracy, Adriana Teixeira.
“Para isso, por exemplo, são utilizadas garrafas pet em que os pequenos contam a quantidade que lhes é apresentada e, em seguida, o professor retira algumas e lhe pergunta quantas ficaram sem aquele determinado número que foi subtraído”, comenta Adriana e cita também brincadeiras voltadas à lateralidade e equilíbrio espaciais como aquelas em que as crianças são incentivadas a pendurar coisas em um varal e outras em que elas têm que pular os pneus e, em seguida, passar por dentro do bambolê, subir na mesinha, transpor o colchonete em um circuito divertido próprio para aprender brincando.
“Queremos que nossos alunos se desenvolvam com alegria e o professor deve trabalhar as atividades com intencionalidade, provocando uma resposta cognitiva que saia espontaneamente da criança. O professor é um estimulador”, enfatiza a diretora. Tendo esse objetivo claro, a escola aproveita cada cantinho do ambiente para torná-lo um estímulo lúdico para o aprendizado da criança. Dessa forma, desde portas, paredes e, até o teto e o chão, são decorados e utilizados para provocar os sentidos e a imaginação. Objetos, cores e formas levam as crianças a interagir com eles instigando-lhes a curiosidade e a criatividade.
Cada idade requer um tipo de estímulo e grau de dificuldade diferente de acordo com a compreensão da criança e seu desenvolvimento cognitivo. Nesse sentido, além de equipamentos como cama elástica e ambientes como parquinho de diversão e campo de futebol, também são ofertados aos alunos jogos de memória, dama e dominó, entre outros e, também, livros e revistas que são lidos em momentos de contação de histórias. “Essas ferramentas as levam a trabalhar o raciocínio e a concentração. E, quando lemos para elas, despertamos sua imaginação sobre como é o rei, a rainha, a linda rosa juvenil e os demais personagens. Nessas oportunidades eles também podem dramatizar”, sublinha Adriana.
Mas, além do desenvolvimento individual, a sociabilidade, tendo a escola como uma comunidade da qual a criança faz parte, também é fomentada. Às sextas-feiras ocorrem momentos de integração social em que, duas vezes por mês, a cada 15 dias, acontece a sexta da socialização, e nas outras duas semanas, a sexta cultural. Na sexta da socialização professores apresentam uma atração com música, coreografia e artes cênicas para os alunos. Já na sexta cultural, uma turma da Cemei Iracy alegra a manhã das crianças e funcionários da escola. Pais também são convidados e cada turma tem a sua vez em uma sexta-feira para proporcionar entretenimento aos demais.
Todas essas atividades visam não apenas o progresso intelectual da criança, mas também formar um cidadão com valores sólidos, de acordo com a diretora. “Por meio das práticas que realizamos com os alunos trabalhamos diversas temáticas como honestidade, preguiça, afeto, diversidade, por exemplo”, conta a diretora. Ela ressalta que por meio do trabalho promovido na escola é possível fortalecer a autonomia e a autoconfiança do indivíduo, além de ensinar-lhe regras de convivência e papéis sociais.
A secretária de Educação reitera que o desenvolvimento integral da criança está ligado ao brincar e à maneira como as brincadeiras estão inseridas no contexto escolar. “A criança tem que sentir o mundo através da brincadeira. Por isso, nós, como educadores da modalidade de educação infantil, precisamos ter em mente que o lúdico nessa fase é fundamental e que ele não é aquilo que está na mente do adulto, mas sim, o que o brinquedo representa para a criança de acordo as circunstâncias em que ela vive”, argumenta Carmem.