EDUCAÇÃO

Município oferece EJA para detentos da Penitenciária da Mata Grande

Uma das metas do prefeito José Carlos do Pátio é integrar novamente na sociedade os reeducandos da Penitenciária Major Eldo Sá Correia, na Mata Grande. Com este objetivo, em março deste ano, foi ampliado na unidade, o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Hoje, com mais uma sala são 75 detentos que participam das aulas que são ministradas por três professoras, além das aulas de educação física.
A sala anexa do 1º segmento do ensino fundamental faz parte da Escola Municipal Princesa Izabel do bairro Jardim das Flores. Os estudantes recebem do município material didático como livros, cadernos, lápis, canetas e borrachas, além da merenda e camiseta do programa.
A coordenadora do EJA na Mata Grande, Creuza Rosa Ribeiro, ressalta a importância da parceria do poder público. “Com a nova sala são mais 25 reeducandos que podem aprender a ler e escrever. Com o auxílio do prefeito José Carlos do Pátio eles recebem material como caderno e livros, além da comida. É garantir educação de qualidade para todos”, enfatiza.
O diretor da unidade prisional, Raymundo Vasconcelos Dias, disse que as aulas mudam o comportamento e a esperança dos presos. “Eles estão cumprindo pena, mas precisam de serenidade e tranqüilidade. Eu costumo dizer que os reeducandos perdem a liberdade e não a dignidade” afirma.
O detento, Lucindo Pereira, de 41 anos, conta que não foi para a escola porque precisava auxiliar o pai na fazenda. “Nunca aprendi a ler nem escrever. Agora que estou atrás das grades tenho esta oportunidade. Estou preso, mas quero e vou aprender”, fala.
Cosme da Silva, de 21 anos, salienta que o estudo traz expectativas para o futuro. “Frequentei a escola até a 4ª série do ensino fundamental. Quando sair daqui, vou ter mais chances de conseguir um emprego”, fala. Já Maciano Vieira de Carvalho, de 28 anos, explica que quer aprender a ler para conhecer a bíblia. “Sou evangélico, e quero aproveitar a leitura para saber o que diz a bíblia”, conclui.
Ascom

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo