Equipe do PSF faz ação de combate à desnutrição e mortalidade infantil

Diminuir a mortalidade infantil e proporcionar qualidade de vida a cada criança. Com este objetivo a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta sexta-feira (18), o mutirão em prol da criança na comunidade da Vila Rica. A equipe da unidade do Programa de Saúde da Família – PSF do Parque Universitário atendeu meninos e meninas com baixo peso e ofereceu vacinação, consulta médica (pediatra e dermatológica), pesagem e avaliação do estado nutricional. As mães receberam orientações e palestras sobre as medidas ideais para combater a desnutrição.
A médica Mirtes da Silva Wood, explica que a ação é resultado de um trabalho desenvolvido regularmente na Unidade Municipal de Educação Infantil Mãe Margarida (Umei). "Visitamos a Umei toda a semana para avaliar a saúde dos alunos e hoje vamos atender cerca de 70 crianças", ressalta.
Mirtes enfatiza ainda que um dos problemas detectados e, segundo ela, o mais preocupante, é o baixo peso. "Um exemplo é a pequena Nayara. Com 11 meses ela pesa apenas 8 quilos e 400 gramas. Estamos entregando remédios para estimular o apetite e controlar a anemia.", fala.
A enfermeira Tatiana Kuchiner Janovsky, ressalta a importância do trabalho. "Fica difícil para as famílias se deslocarem até o PSF do Parque Universitário. Por causa disso tem criança com vacina atrasada e estamos regularizando a situação", conta. Outra medida adotada é a distribuição de hipoclorito de sódio para que as mães possam tratar a água e, com isso evitar problemas como os vermes.
A dona-de-casa Eliane Rosa de Jesus agradece o apoio da Secretaria. "É complicado levar minhas duas filhas até a unidade de saúde do Parque Universitário. É longe e o sol é muito quente. Hoje elas estão recebendo vacinas atrasadas e remédios para anemia. Também recebi orientações para melhorar a alimentação da minha família o que achei essencial", conclui.
Fonte: ASCOM