22.9 C
Rondonópolis
domingo, novembro 24, 2024

Casa Abrigo Rotativo foi reinaugurada nesta terça

Aconteceu na manhã desta terça-feira (21) a reinauguração da Casa Abrigo Rotativo. A instituição vinculada à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social teve sua reforma proporcionada através de uma parceria público-privada. A reinauguração faz parte de um cronograma de uma série de reformas que serão apresentadas ao longo do ano pela gestão do prefeito Percival Muniz.

O prefeito lembra que a casa foi inaugurada há 15 anos, em sua primeira gestão, e que hoje após a reforma, a casa está moderna, acolhedora e bonita, e que além das mudanças estruturais, houve também uma mudança de concepção sobre a instituição.

“Lembro que quando construímos a instituição, tínhamos a preocupação de por grades, pois havia uma concepção que a criança abandonada era uma criança complicada, que fugia. Mas o calor humano que houve nesse tempo, de alegria e amor permitiu que pudéssemos tirar as grades, e hoje as grades estão no coração”, comemora o prefeito.

Hussein Daoud, secretário de Promoção e Assistência Social do Município, destaca a importância da parceria público-privada, pois divide a tarefa de responsabilidade do Executivo, que muitas vezes passa por dificuldade no orçamento, além de fortalecer as ações das políticas públicas de assistência social do município.

“Com a reforma ficamos com uma casa nova, onde poderemos realizar o trabalho de alta e média complexidade com as crianças e adolescentes de forma digna. Nosso objetivo na casa é de acolher, abrigar, alimentar, educar e acompanhar psicossocialmente crianças e/ou adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como: abandono, negligência, maus-tratos, violências, abuso e exploração sexual ou outra forma de risco à integridade”, disse.

A Casa Abrigo Rotativo de Rondonópolis funciona em regime rotativo e abrigo atendendo 24 horas, crianças e adolescentes de ambos os sexos, de zero a 18 anos, com capacidade para atender 25 crianças e adolescentes por mês. Atualmente moram na casa 17 crianças e adolescentes fixas e rotativamente passam de 20 a 25, o quadro de funcionários é formado por 22 profissionais.

Estiveram presentes no evento diversos secretários do município, vereadores, profissionais da área de assistência social e representantes da Igreja Católica.

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO