Moradores de Nova Galileia recebem vários serviços em Mutirão Rural

“Vou aproveitar para passar por um dermatologista e meu neto, Alexandre Manoel, de nove anos, pelo dentista. Essa ação é muito importante para todos os moradores de todas as idades”, diz a diarista Maria de Lourdes Dolisne, de 68 anos. Foi com esse pensamento que os cerca de 500 moradores de Nova Galileia encheram o Mutirão Rural realizado nesta sexta-feira (26) pela Prefeitura em parceria com o Senar e o Sindicato Rural de Rondonópolis na Escola Sete de Setembro.

Os cerca de 500 moradores contaram com inúmeros serviços levados pela Prefeitura de Rondonópolis, pelo Senar e Sindicato Rural. Desde ações de saúde, educação, agricultura, meio ambiente e assistência social, até cortes de cabelo, manicure e pintura de rosto para as crianças fizeram parte do projeto.

Os moradores de Nova Galileia tiraram o dia para ir até a escola local e tomar vacinas como as de hepatite B, tétano, febre amarela e a tríplice viral que imuniza contra a rubéola, sarampo e catapora. As crianças também receberam imunização. Os cães e gatos foram vacinados contra a raiva, com equipes da Unidade de Controle em Zoonoses trabalhando tanto na escola como em visita aos assentamentos e pequenas propriedades rurais da região.

Também teve espaço para a prevenção de doenças com testes rápidos de sífilis e HIV/Aids, exames de diabetes e aferição de pressão arterial. Na carreta do Senar, dentistas faziam restaurações, limpezas e extrações. Alguns moradores passaram pelo optometrista e receberam os óculos e armações de forma gratuita.

Os agentes de combates de endemias também atuaram em Nova Galileia, percorrendo ruas e residências com ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Veterinários e biólogos atuaram na orientação da população e fizeram testes de leishmaniose em cães.

Dona Maria de Lourdes aproveitou ainda para levar para casa mudas de árvores frutíferas doadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Eram 200 mudas de árvores nativas como Ipê, Angico, Pata de Vaca e Ingá e frutíferas como goiabeira e acerola disponibilizadas aos interessados, que também recebiam as orientações quanto ao plantio correto e cultivo adequado.

Outros moradores receberam orientações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária. Uma equipe estava a postos para prestar assistência técnica, entregar material técnico e didático e sementes de hortaliças aos pequenos produtores rurais de assentamentos e chácaras da região.

Teve ainda pessoas que fizeram o Cadastramento Único, desbloqueio do Programa Bolsa Família e segunda vias de documentos pessoais em serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social.

Para as crianças, a diversão ficou por conta de pinturas faciais, desenhos e leitura com equipes da Secretaria Municipal de Educação. A fila era grande dos pequenos para ler, desenhar e pintar o rosto.

Medida exemplar

Para a presidente da Associação dos Moradores de Nova Galileia, Suely Maria Pires, o mutirão é muito importante para toda a comunidade que tem necessidade de vários serviços públicos e nem sempre consegue ter a disponibilidade de se deslocar até a cidade para resolver inúmeras questões.

“O município tem estado muito presente aqui, principalmente cuidando da saúde da população, e também trazendo melhorias na infraestrutura e ações como esta somente contribuem para que todos usufruam de muitos serviços gratuitamente, prevenindo doenças e recebendo orientações importantes para a melhoria da qualidade de vida”, destaca a presidente.

O Mutirão Rural

Os serviços foram ofertados das 8 às 16h desta sexta na Escola Sete de Setembro, com almoço serviço ao meio-dia, preparado por uma equipe da Secretaria Municipal de Educação. Mais de 500 pessoas foram beneficiadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo