26 C
Rondonópolis
sábado, novembro 23, 2024

Carnaval em Chapada, Jaciara e na Capital, Região Sul fica sem folia

Dizem os especialistas que quando um país está em crise econômica, os setores menos afetados, são a gastronomia, o lazer e o turismo. O carnaval é a “carteira de identidade” do brasileiro, como não houve carnaval aqui os amantes da folia foram procurar um lugar para festejar.
Chapada dos Guimarães é um grande exemplo de lugar muito procurado a cidade tem locais turísticos com muitas alternativas. O ‘Carnamix’, acontece no sábado e na segunda-feira no maravilhoso local Lagoa das Conchas, onde se apresentam várias atrações artísticas que certamente estão encantando a todos.
O primeiro dia de festa uniu os apaixonados por samba e música eletrônica. Dentre as atrações; Raoni Ricci e Raul Fortes, se apresentaram também os DJ’s Felipe Lima, Rafael Nicolau, Boura (Melted), Yohan Motta, Kaled (Groove in), Rafael Martins (Groove in) e Regis Scheingster.
Já na segunda-feira (8), a festa será dedicada aos sertanejeiros. A ‘Violada de Carnaval’ tem como atrações as duplas Jonathan e Adam e Denner e Douglas, mas também os DJ’s Teco, que toca funk carioca, e Fabinho Macedo, com House e Dance no repertório.
A lagoa das conchas, conhecida também pelo famoso ‘Réveillon da Bia’, que acontece desde 1994, é um espaço em Chapada que une o rústico e o moderno tem recebido muita gente, o espaço é amplo ecomporta até 1500 pessoas.

Em Jaciara o Jacifolia esquenta os tambores pra valer; Os tradicionais blocos carnavalescos que animam todos os anos as noites de folia de posse dos seus abadás brincam a vontade no reinado de Momo – “A Gurizada”, “Só Nóis”, “Coco Bongo” e “Os Petecos e o bloco “Unidos da Cachaça.”
Segundo os organizadores, está sendo o melhor Carnaval de Rua da Região Sul de Mato Grosso acontecena Praça Central Tamoyos, No domingo 07 vai rolar a Matine para a criançada.

Neste ano os blocos estão tendosuas bases de apoio dentro do circuito do carnaval no entorno da praça Tamoyos, onde permanecem cercados em um espaço reservado com tendas. Os blocos estão apresentando umdesfile encantador e alegrando o grande público presente na praça. O prefeito Ademir Gaspar de Lima, disse que o carnaval em Jaciara tem sido uma boa referência no estado, a cidade tem toda uma estrutura de turismo, como hotéis, balneários, operadoras de esporte de aventura, dentre outros segmentos do setor. Uma mudança estratégica de economia foi feita pelo chefe do executivo jaciarense este ano houve a diminuição de um dia de festa.
Segundo os organizadores Jaciara não se compara a outros municípios como Sorriso, Campo Verde, dentre outros, o potencial turístico da cidade é muito grande.

Já os Cuiabanos sairam na frente neste carnaval e não quiseram esperar até fevereiro para começar. No bairro Cidade Alta, no sábado (30/01), aconteceu o tradicional desfile de blocos da Sapolândia na Rua Ataíde de Lima Bastos.
Três blocos se apresentaram, com duração de 40 minutos cada: BunitoD+, Perereca da Dita e Oh povo feio. De acordo com a assessoria, os blocos serão avaliados por uma comissão técnica formada por três membros, que julgarão quesitos como a harmonia e o samba-enredo.
A programação do carnaval cuiabano está acontece com bailes na Praça da Mandioca e desfiles das escolas de samba na Avenida Mato Grosso entre os dias 5 e 9 de fevereiro e dos blocos Banana da Terra, Tradição do Araés, Boca Suja e Unidos do Porto na Avenida do CPA.
Nos bairros Parque Cuiabá, CPA II, Pedra 90 e Guia as festas são realizadas pelos presidentes e Associações de Moradores com apoio da prefeitura que fornece o som e auxílio para a liberação de alvarás junto ao Corpo de Bombeiros, Conselho Regional
de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA-MT) e Secretaria de Meio Ambiente.

Na região sul na cidade de Guiratinga, onde o tradicional Bloco dos Caretas saem todos os anos, o prefeito Hélio Goulart suspendeu os gastos públicos com a realização do carnaval de rua. As dificuldades econômicas, ou seja a grande crise por que passam Estados e Municípios vem dificultando a vida da nação e atormentando as autoridades e o povo em geral. Na progressista Rondonópolis não foi diferente, o prefeito Percival Muniz mais uma vez optou pelo bom senso, e resolveu não realizar o carnaval popular neste ano. Os festejos de Momo não acontecem na cidade pelo quarto ano consecutivo, segundo Percival em entrevista recente a imprensa rondonopolitana, o dinheiro que seria gasto no carnaval será investido em infra-estrutura e na saúde. Se de um lado alguns lamentam a não realização do carnaval, por outro lado ganha o município, e assim a população entendeu e aprovou a determinação do prefeito.

Fonte; Assessorias – C/Denis Maris

RELACIONADAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

OPINIÃO - FALA CIDADÃO