'Combate ao trabalho infantil é prioridade para o Governo do Estado'

O combate ao trabalho infantil é uma das bandeiras defendidas pela primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa, à frente da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs).
Na abertura do seminário de sensibilização da temática, realizado na manhã desta segunda-feira (13.06), a secretária estadual reforçou a premissa de que lugar da criança é na escola: “se preparando para um futuro melhor, longe das ruas e de trabalhos forçados”.
Para ela, é fundamental a união de esforços no sentido de assegurar às crianças o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à cultura, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
“Apesar das ações estruturantes que viabilizam um contexto de efetiva luta contra o trabalho infantil, Mato Grosso ainda sofre com uma alta incidência do problema, sendo necessário um esforço conjunto e um trabalho integrado de todas as entidades envolvidas para que as crianças possam, de fato, viver de forma plena a infância”, complementou.
Ainda de acordo com Roseli Barbosa, o combate ao trabalho infantil, assim como a erradicação do trabalho escravo e redução dos acidentes fatais de trabalho integram a agenda de trabalho decente e são prioridades para Governo do Estado.
MOBILIZAÇÃO
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído para 12 de junho, no último sábado (11.06) foi realizada uma caminhada no campus da Universidade Federal de Mato Grosso. A mobilização contou com a participação de dezenas de crianças e adolescentes que se uniram para chamar atenção da sociedade para os riscos do Trabalho Infantil, principalmente no aspecto educacional e formativo.
Durante o evento, foram realizadas também apresentações culturais dos participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além de diversas atividades lúdicas. De acordo com o representante da Organização Internacional do Trabalho, Antonio Carlos de Melo, o envolvimento de diversos parceiros na iniciativa demonstrou o engajamento de várias entidades na causa.
“Em Mato Grosso, desenvolvemos um projeto que acontece também na Bolívia, Equador e Paraguai. Já atendemos em torno de duas mil crianças retiradas do trabalho infantil e isso só foi possível graças ao ambiente favorável que encontramos aqui, já que o Estado tem se mostrado muito ativo no combate a todas as formas de trabalho degradante”, disse Melo.
Várias autoridades participaram da caminhada, entre elas, os secretários adjuntos da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Jean Estevan e José Rodrigues, o superintendente de Trabalho e Emprego de Mato Grosso, Valdiney Arruda, o secretário municipal de Assistência Social de Cuiabá, Mauro Lúcio Guimarães, a presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Rosarinha Bastos, entre